SHOW RURAL IV: Agricultor garante produtividade com sementes CD
- Artigos em destaque na home: Nenhum
{gallery}noticias/2011/Fevereiro/8/20112815452/{/gallery}A 23ª edição do Show Rural Coopavel, um dos eventos agrícolas mais esperados de todo o País, reúne mais de 300 empresas, entre elas, a Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola - Coodetec, que já chama a atenção pelas cultivares de soja e híbridos de milho expostos. O estande, localizado próximo à administração, oferece atendimento diferenciado, através de uma equipe técnica especializada. Repetindo a parceria, a Coodetec divide o estande com o Sistema Ocepar, que oferece palestras no mini auditório do estande.
Soja - Na soja, várias sementes se destacam, entre elas, a CD 238RR, CD 248RR, CD 249RR-STS e CD 250RR-STS. Esta última, alguns produtores já tiveram a oportunidade de conhecer e demonstram interesse em plantá-la na próxima safra. O produtor de milho e soja, de Vila La Salle, em Palotina, Jair Berticelli, é um deles. Ele e seu filho, o engenheiro agrônomo Giovani Berticelli, fizeram o plantio desta cultivar em uma parte da lavoura. "O resultado foi melhor do que o esperado. Temos muitos problemas com a buva em nossa região e é muito difícil controlar essa planta daninha. Agora, com a CD 250RR-STS, mantive alta produtividade com a eliminação da buva", declarou Jair Berticelli.
Produção - A produção dos Berticelli chegou a 179 sacas de soja por alqueire. "Até meus amigos e vizinhos elogiaram o material. A maioria deles tem prejuízos por conta da buva. Eu recomendo a cultivar CD 250RR-STS e pretendo aumentar a área de plantio desta semente na próxima safra", finalizou Berticelli.
Sistema STS - O sistema STS, lançado no ano passado e já apresentado no Show Rural 2010, permite a utilização de herbicidas, do grupo químico das sulfunilureias, para controlar a buva, planta daninha resistente ao glifosato e que compromete até 40% da safra de soja. "O sistema STS é uma nova forma de manejo, uma ferramenta alternativa para o produtor rural e que é menos agressiva ao meio ambiente", informou o diretor executivo da Coodetec, Ivo Carraro.
Outras sementes - Além destas cultivares, a Coodetec irá demonstrar, no Show Rural 2011, os resultados que podem ser alcançados com as sementes CD 202RR, CD 206RR e CD 215RR. Estas variedades, em versão convencional, já são bem conhecidas dos sojicultores, porém agora, elas serão comercializadas na versão RR.
Milho - Os híbridos apresentados no Show Rural 2011 também estão atraindo os produtores e demais visitantes da feira. A grande vedete da área demonstrativa é o milho CD 384Hx, que, além da alta produtividade, apresenta sanidade foliar e mantém longe a lagarta-do-cartucho e broca-da-cana. "O milho CD 384Hx é excelente para silagem. O alto volume de massa verde, associado à produção de grãos, confere qualidade à alimentação animal", explicou o supervisor de vendas da Coodetec, Martim Herpich.
Investimento - De acordo com Herpich, o milho CD 384Hx pode ser utilizado, tanto na safra verão, quanto na safrinha. "É um híbrido de médio a alto investimento. Se colocado nas melhores áreas e épocas, pode render de 9 a 12 toneladas por hectare no verão. Já na safrinha, o número gira em torno de 7 a 9 toneladas."
Visitas - Os produtores de soja e milho ainda têm mais quatro dias para visitar o estande da Coodetec no Show Rural Coopavel 2011. O evento, que começou nesta segunda-feira (07/02), e segue até sexta-feira (11/02), acontece na BR 277, na saída de Cascavel para Curitiba. (Imprensa Coodetec)