SHOW RURAL III: Estande da Ocepar/Coodetec recebe visitantes de vários países
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O mau tempo não tem intimidado o público do Show Rural Coopavel 2011. Milhares de pessoas já passaram pelo evento e muitas outras se preparam para visitar os cerca de 370 estandes, localizados na BR 277, em Cascavel, no Paraná. A Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola - Coodetec, que divide estande com a Ocepar, já registrou visitas importantes, como do presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek, presidentes de cooperativas, autoridades, empresários, parceiros de vários países, além de um grupo de 20 agricultores norte-americanos.
Americanos - O grupo de Illinois teve a oportunidade de ouvir uma rápida palestra do gerente comercial da Coodetec, Marcelo Rodrigues, sobre o trabalho realizado pela Cooperativa Central com soja, milho e trigo. Na opinião de Ronald Moore, diretor da Illinois Soybean Association (ISA), foi uma grata surpresa para o grupo o grau de desenvolvimento da agropecuária brasileira, em especial, a paranaense. "Vimos aqui apenas uma pequena amostra de que os agricultores brasileiros estão empenhados em fazer sua parte, produzindo alimentos para o mundo, tornando nosso planeta melhor para se viver. Para isso utilizam tecnologia voltada à melhoria da produtividade e à preservação do meio ambiente", disse. Sobre o Show Rural o dirigente disse que nos Estados Unidos, "o Farm Bill é um grande evento, mas aqui é muito mais organizado", frisou Moore.
Semexa - Ainda no início desta semana, o diretor executivo da Coodetec, Ivo Carraro, recebeu os dirigentes da Semexa - Semillera y Estación Experimental Agrícola S.R.I., representante legal da Coodetec na produção e comercialização de cultivares de trigo, na Bolívia. Para o diretor da Semexa, Mario Jaime Canido, o trigo Coodetec tem apresentado resultados surpreendentes na Bolívia. "Os produtores estão satisfeitos com as cultivares, que apresentam sanidade e muita qualidade. Na próxima safra, vamos lançar novos produtos, nessa mesma parceria", comentou.
Parceiros - Na terça-feira (08/02), um grupo de parceiros da Coodetec, na produção de sementes de soja, esteve no Show Rural e avaliou as parcelas de soja e milho da Cooperativa. Antes disso, o mesmo grupo participou de um dia-de-campo especial, na sede da Coodetec. Na ocasião, foi realizado um tour e uma avaliação das lavouras experimentais de soja.
Multiplicação - Há dois anos, a Sementes Santa Clara, de Palmas/PR, multiplica as sementes Coodetec. O proprietário da empresa, César Augusto Neuls, já havia feito um tour na Cooperativa em 1999, quando era estudante de agronomia. "Vi muitas mudanças. Hoje a Coodetec está melhor estruturada, com laboratórios de ponta. Uma empresa nacional que, com todas as dificuldades enfrentadas na pesquisa, tem demonstrado competitividade através de suas sementes de qualidade", detalhou.
Plantio - Em 600 hectares de área da Sementes Santa Clara foram plantadas sementes da cultivar CD 250RR-STS, grande promessa para a próxima safra, devido as características, como a superprecocidade e alta produtividade. "Esta cultivar tem se apresentado bem no campo. Não acamou, demonstra boa carga produtiva e desenvolveu excelente engalhamento. Além disso, como plantamos em diferentes datas, observamos que a semente tem amplitude de plantio", detalhou.
Atenção - A cultivar CD 250RR-STS está sendo apresentada no Show Rural Coopavel 2011. Para o diretor executivo da Coodetec, Ivo Carraro, esta soja superprecoce está chamando muito a atenção dos produtores. A semente apresenta ciclo médio de 110 dias. Porém, "a Coodetec busca mais". De acordo com Carraro, saber o que pensam e quais são os anseios desses parceiros é extremamente importante para a busca de ainda mais qualidade. "Através dessa proximidade, será possível criar uma cultivar mais resistente ao acamamento, com crescimento indeterminado e que permita plantio mais antecipado, principalmente nas regiões onde se cultiva o milho safrinha, que é o desejo da maioria dos agricultores", declarou.
Elo - O supervisor de produção de sementes de soja da Coodetec, Antenor Canton, explicou que a Cooperativa possui um elo com os multiplicadores de sementes CD e é muito importante mantê-lo e estreitá-lo cada vez mais. "É através desses produtores que conseguimos oferecer produtos de qualidade, e em quantidade adequada para suprir a demanda dos agricultores." (Imprensa Coodetec)
{gallery}noticias/2011/Fevereiro/9/20112915186/{/gallery}