Show Rural Coopavel encerra com 189 mil visitas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Cento e oitenta mil pessoas, gente das mais diversas regiões do País e até do exterior, estiveram em Cascavel de segunda a esta sexta-feira da semana passada prestigiando o Show Rural Coopavel 2005. O número foi divulgado no final da tarde do último dia (5) pelo diretor presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, que fez um balanço do evento em coletiva à imprensa. O número superou a meta de 140 mil e foi 30 % maior em comparação ao público recebido em 2004, quando o Show Rural registrou a visita de 138.710 pessoas. O número de expositores também aumentou consideravelmente de 260 para 281, entre os quais o Sistema Ocepar que levou para o Show Rural um pouco dos produtos e serviços do cooperativismo paranaense.

Negócios - Somente o Banco Brasil, uma das quatro instituições financeiras presentes no evento, recebeu 1.769 propostas e deve movimentar, como conseqüência cerca de R$ 100 milhões em financiamentos. As propostas estão mais seletivas e apuradas, segundo Dilvo, informando também que houve superação de metas pelo Bradesco. O evento busca prioritariamente mostrar novas tecnologias e inovações para a agricultura e pecuária, mas conseguir impulsionar negócios também é bom, de acordo com Dilvo. A maior parte da comercialização acontece depois do Show Rural. O produtor visita o Show Rural em função das inovações que apresenta e esse foco a Coopavel vai preservar sempre e a todo custo, diz o presidente. "Os agricultores vão começar a plantar as lavouras de verão em setembro e na visita ao Show Rural podem ter contato com tecnologias em máquinas, implementos, insumos e cultivares que surgem como opção para aumentar os resultados de sua atividade", disse Dilvo.

Economia regional - O presidente da Coopavel falou ainda dos reflexos do Show Rural para o comércio de Cascavel e região e da importância de promoções como a Cascavel Liquida Tudo, concebida para ampliar o horário de funcionamento das lojas e dar uma opção a mais aos visitantes. O comércio, resultado de uma parceria do Sindec e Sindilojistas, sindicados dos empregados e empregadores, atendeu até às 20 horas de segunda a sexta-feira e mantém os estabelecimentos abertos até às 17 horas neste sábado. O Show Rural movimenta diversos setores 60 dias antes e pelo menos 30 depois do evento. Cerca de 3,5 mil pessoas trabalham durante os cinco dias da mostra e consomem em Cascavel e região. Os hotéis até de cidades vizinhas estavam lotados dias antes da abertura oficial do evento. O acesso da cidade ao Show Rural é um dos problemas detectados pelas autoridades.

Duplicação da BR 277 - O prefeito Lísias de Araújo Tomé e o vice-governador, Orlando Pessuti, colocaram-se à disposição da Coopavel para buscar alternativas e consideram até a possibilidade de duplicação do trecho. Dilvo e Lísias assinaram, durante a coletiva, convênio entre Coopavel e Fundetec para planejar e desenvolver parcerias no meio rural. Cursos e treinamentos estão entre as atividades programadas. "Queremos crescer juntos com o Show Rural e levar tecnologia lá, na propriedade do agricultor", informou o prefeito. Uma equipe de 40 pessoas passa, a partir da semana que vem, a avaliar o Show Rural 2005 e a planejar a edição do ano que vem. Grolli fez questão de agradecer ao prefeito Lísias Tomé, que já trabalhou na Coopavel, pelo apoio dado pela prefeitura ao evento neste ano. Também lembrou das importantes parcerias com entidades e empresas que fizeram parte do sucesso do Show Rural Coopavel.

Cooperativas – A grande atração das cooperativas durante os cinco dias de Show Rural foi o estande montado pelo Sistema Ocepar em uma área de 120 metros quadrados, onde foram expostos produtos e serviços das cooperativas paranaenses. Inúmeras foram as visitas, de dirigentes, produtores, técnicos e profissionais da imprensa ao estande, procurando saber mais detalhes sobre a Ocepar e Sescoop Paraná. Também visitaram o estande o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, o vice-governador Orlando Pessuti, o presidente em exercício do Banco do Brasil, Ricardo Conceição, deputados estaduais e federais e caravanas de produtores, neste ano, o Sescoop-Pr colaborou para que 72 ônibus com cooperados visitassem o Show Rural Coopavel.

Uniodonto – A Federação Uniodonto aproveitou o evento para realizar um trabalho especial de promoção dos seus serviços de assistência odontológica e também de divulgação das diversas parcerias já realizadas com a Unimed e demais cooperativas. Durante os cinco dias do Show Rural, foram distribuídos kit de escova dental para os visitantes do estande do Sistema Ocepar e realizado sorteio de brindes.

Conteúdos Relacionados