SESCOOP/PR: Curso mostra como preencher corretamente a DIPJ
- Artigos em destaque na home: Nenhum
{gallery}noticias/2011/Maio/17/20115171520/{/gallery}Começou, na manhã desta terça-feira (17/05), na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, mais um curso promovido pelo Sescoop/PR sobre tributação das sociedades cooperativas, com enfoque especial para a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (DIPJ). "Vamos fazer uma retrospectiva sobre as principais alterações ocorridas nos últimos 12 meses. Há novidades na DIPJ, com a inclusão de fichas novas que devem ser preenchidas, em função da convergência das normas contábeis. Nosso objetivo é repassar orientações para que os profissionais das cooperativas façam o preenchimento correto do documento e, assim, evitar erros ou conflitos de informações que, depois, podem causar problemas, como a intimação da Receita Federal para justificar as divergências", disse Dorly Dickel no início da capacitação. Dickel é contador, administrador, instrutor de cursos para cooperativas e docente da especialização em cooperativismo na Unisinos (RS). Cerca de 60 profissionais da área contábil e de auditoria interna das cooperativas do Paraná estão participando do curso que se estende até está quarta-feira (18/04).
Abertura - A abertura foi realizada pelo gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Leonardo Boesche. "Esse curso representa uma oportunidade de aperfeiçoar os conhecimentos para o bom despenho das funções no dia a dia. É importante que se busque a atualização no sentido de fazer com que as cooperativas obtenham melhores resultados", afirmou ele. De acordo com Boesche, o cooperativismo paranaense sofreu uma grande evolução com o surgimento do Sescoop. "Foi a maior conquista em toda a história do setor. Antes, os recursos destinados à formação eram pulverizados entre as outras entidades que compõem o Sistema S. Agora, temos recursos próprios e um dos nossos grandes desafios é oferecer meios para melhorar cada vez mais as nossas ações e para que as pessoas se desenvolvam, já que as cooperativas são sociedades formadas por pessoas", acrescentou.
Outros temas - O curso iniciado nesta terça vai ainda tratar das principais mudanças ocorridas na legislação fiscal, SPED do PIS e Confins, Regime Tributário de Transição (RTT) e E-Lalur. Os participantes serão orientados sobre apuração do resultado tributável, com enfoque para ato cooperativo, resultado das aplicações financeiras e tratamento (IRF) e apuração do resultado tributável (ato não cooperativo). A programação contempla ainda a abordagem sobre "IRPJ e CSLL", em especial, a compensação de tributos e contribuições, juros sobre o capital social, compensação de prejuízos fiscais, dedutibilidade de despesas, resultados não operacionais IR e CSLL pagos por estimativa e tratamento dos ajustes de exercícios anteriores. Haverá uma parte prática que abrange a escrituração das partes "A" e "B" do Lalur e base de cálculo da Contribuição Social.