SESCOOP/PR 10 ANOS: Eventos mostram exemplo de força

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Maior evento do sistema do Paraná reúne em Curitiba autoridades políticas estaduais e nacionais, lideranças empresariais, dirigentes e cooperados

Realizado anualmente pela Ocepar e pelo Sescoop/PR, o Encontro Estadual Cooperativistas Paranaenses se consolidou como o maior e principal evento do setor no Paraná. Tradicionalmente, o evento reúne em Curitiba autoridades políticas estaduais e nacionais que apóiam o cooperativismo, lideranças empresariais parceiras do setor, dirigentes de cooperativas, conselheiros fiscais, membros da diretoria e cooperados. Além de promover a integração e a confraternização entre as cooperativas do Paraná, o evento tem como objetivo apresentar as conquistas alcançadas pela união, força e competência do sistema, bem como homenagear as lideranças que constroem o cooperativismo.

Este ano o Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses irá acontecer no dia 26 de novembro. A meta é superar a edição de 2008, realizada no Teatro Positivo e que contou com a presença de cerca de 1700 participantes de todas as regiões do Paraná. No ano passado, o presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo no Congresso, o deputado federal Odacir Zonta, e o presidente da C.Vale, Alfredo Lang, foram os homenageados com o Troféu Ocepar, entregue durante a cerimônia de abertura do Encontro. O Troféu Ocepar representa um reconhecimento do Sistema Ocepar e do Sescoop PR às pessoas que se destacam por usa atuação em prol do cooperativismo paranaense. O sistema cooperativista também prestou homenagem aos ex-presidentes que, com sua visão, trabalho e dedicação, contribuíram para tornar as cooperativas o "Orgulho do Paraná". Um troféu específico foi entregue para os ex-presidentes Guntolf van Kaick, Benjamin Hammerschmidt (recebido por sua esposa, Sieglinde Hammerschmidt), Wilson Thiesen, Ignácio Aloísio Donel (recebido por seu filho),  Dick Carlos de Geus e Wilson Thiesen.

A edição do ano passado do Encontro foi marcada ainda por atrações culturais que participaram da edição de 2008 do  ITC - Intercâmbio Cultural Cooperativista. Além do Coral da Cocamar, houve apresentação circense do Grupo de Arte Circence Bombeiros da Alegria, apoiado pela Coasul,  além de apresentações musicais com cooperados da Cocari e Sicredi Cataratas. Também aconteceram as solenidades de entrega do Prêmio Ocepar de Jornalismo e do Prêmio Cooperjovem de Redação - Construindo o Futuro. A programação se completou com a palestra magna ministrada pelo  velejador Lars Grael, duas vezes medalhista olímpico. Com a palestra Superação - Viver é Como Velejar, Vale Vencer", o velejador relatou aos cooperativistas sua trajetória no esporte e na vida, marcada por um grave acidente no qual perdeu sua perda direita.

Fóruns, um espaço democrático de discussão

Para promover a análise mais aprofundada de assuntos específicos relacionados ao cooperativismo ou de áreas que afetam o cooperativismo e seus associados, a Ocepar, com o apoio do Sescoop, criou no Paraná os fóruns de discussão. Os fóruns são eventos de curta duração e que se configuram como um espaço democrático de discussão, articulação, cooperação e planejamento coletivo. Participam destes eventos dirigentes, executivos ou  profissionais das diversas áreas das cooperativas, além de assessores e specialistas externos.

Somente em 2008, aconteceram 44 eventos, com a presença de quase 1.500 participantes, abrangendo os seguintes temas: Fóruns dos Presidentes de Cooperativas; Fóruns de Profissionais de Mercado, Fórum Agronômico, Fóruns dos Profissionais de Contabilidade, Fórum dos    Profissionais da Área Ambiental, Fórum dos Profissionais em Finanças, Fóruns dos Dirigentes das Cooperativas de Transporte, Fóruns dos Agentes de  Desenvolvimento Humano, Fóruns de Comunicação, Fórum dos Profissionais de Recursos Humanos, Encontros jurídicos para advogados das cooperativas, e Fórum das Fiações.

Encontros de Núcleos promovem contato direto com o cooperado

Buscar uma maior aproximação com as cooperativas filiadas, ouvir as demandas e opiniões dos cooperados, e discutir localmente os assuntos de interesse do cooperativismo e relevantes para o desenvolvimento integrado da região. Com este objetivo, a Ocepar, com o apoio do Sescoop/PR, realiza todos os anos os Encontros de Núcleos - uma rodada de reuniões pelos núcleos regionais, formados pelas cooperativas das regiões Norte, Oeste, Sudoeste, Centro Sul e Norte/Noroeste.

Em 2009, os Encontros de Núcleos foram realizados no mês de junho, e foram coordenados pelo presidente João Paulo Koslovski, e pelo superintendente José Roberto Ricken. As reuniões aconteceram no Núcleo Centro Sul, tendo como cooperativa sede a Batavo, em Carambeí; nos Núcleos Norte/Noroeste, tendo como sede a Coceal, em Ibiporã; no Núcleo Oeste, com realização na C.Vale, em Palotina; e no Núcleo Sudoeste, tendo como sede o Sicredi Iguaçu, em São João. Os quatro encontros contaram com a participação de 350 cooperativistas, entre presidentes, dirigentes, líderes, cooperados e colaboradores de todo o Estado.

As discussões deste ano tiveram como foco a atuação do setor e os desafios que se impõem para o desenvolvimento e gestão das cooperativas paranaenses. A programação incluiu ainda uma palestra abordando o tema do livro "Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes", de Franklin Covey. Durante os Encontros de Núcleos também foi apresentado um balanço das ações que estão sendo realizadas pela Ocepar, Sescoop e Fecoopar, além das ações do Sistema planejadas para 2009. "Tivemos muitas demandas e, com apoio da equipe de profissionais que integram o Sistema e das cooperativas filiadas, estamos conquistamos importantes avanços", frisou o superintendente José Roberto Ricken.

As reuniões deste ano também serviram para tratar sobre a atual le-gislação ambiental, tema que tem preocupado produtores, por conta do Decreto Federal 6514/2008, que obriga a averbação de, no mínimo, 20% da sua propriedade para a Reserva Legal - percentual de área que deve ser conservada na propriedade rural como vegetação nativa. O prazo para que os agricultores façam a averbação da Reserva Legal vence no mês de dezembro deste ano. Para tentar equilibrar as exigências legais com a manutenção das propriedades rurais, a Ocepar, em conjunto com as cooperativas, elaborou uma série de propostas para atualização da legislação ambiental. As medidas são centradas na divisão de responsabilidade entre o meio rural e urbano. (Matéria publicada na revista Paraná Cooperativo / Agosto 2009 / Edição Especial 10 anos Sescoop/PR)

Conteúdos Relacionados