SESCOOP NACIONAL: Paraná sedia V Encontro Nacional de Superintendentes

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Conhecer os diferenciais das cooperativas do Paraná. Este é objetivo dos vinte e nove superintendentes que participam do V Encontro de Superintendentes do Sescoop. Promovido pelo Sescoop Nacional e com apoio do Sistema Ocepar, o encontro iniciou nesta quarta-feira (22/08) e segue até o próximo sábado (25/08). “O evento faz parte do programa de capacitação continuada, o qual reúne duas vezes por ano os superintendentes estaduais”, explica Luiz Tadeu Prudente Santos, superintendente administrativo do Sescoop Nacional. “Decidimos realizar o encontro no Paraná e apresentar o trabalho das suas cooperativas, porque o estado se destaca pelo forte comprometimento com o cooperativismo, característica muito importante dentro do sistema que, atualmente, busca o alinhamento profissional”, completa Ramon Gamoeda Belisário, superintendente técnico do Sescoop. Além de conhecer as experiências bem sucedidas das cooperativas paranaenses, o encontro tem por objetivo apresentar os resultados das ações propostas no IV Encontro de Superintendentes e discutir indicativos para o planejamento institucional de 2008.

Cooperativismo do Paraná – A programação do evento iniciou com uma apresentação detalhada do Sistema Ocepar, realizada na sua sede, em Curitiba. “O Paraná se diferencia em alguns aspectos em relação a sua política de atuação, porém, tudo o que é feito tem como foco garantir a integração entre a Fecoopar, Sescoop e Ocepar, entidades que compõe o Sistema Ocepar. Um exemplo dessa integração é o fato dos presidentes dos sindicatos terem que, necessariamente, fazer parte da diretoria da Ocepar”, ressaltou o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski.

Histórico - Além de detalhar a composição do Sistema Ocepar, bem como sua forma de trabalho, o qual leva em conta a realidade local das cooperativas, Koslovski citou o histórico do cooperativismo paranaense, cujas raízes estão ligadas a chegada dos imigrantes europeus ao estado. Também destacou a importância social e econômica do cooperativismo do Paraná, setor que possui 50 mil colaboradores e gera 773 mil postos de trabalho. “As cooperativas do Paraná respondem por 16,5% do PIB estadual e registraram no ano passado um faturamento de R$ 16,5 bilhões. Boa parte dos resultados obtidos é reflexo do trabalho do Sescoop-PR. Especialmente nos anos últimos anos, em que sofremos perdas de safra significativas, foi realizado um forte trabalho de capacitação em gestão profissional”, lembra.

Apresentação de áreas – Logo após a apresentação de Koslovski, o superintendente adjunto do Sistema Ocepar, Nelson Costa, mostrou aos participantes o organograma do Sistema e destacou as formas de trabalho, as quais incluem um planejamento anual e reuniões semanais das gerências. A apresentação da Ocepar foi concluída com os gerentes do Sistema detalhando suas respectivas áreas. Falaram os gerentes Leonardo Boesche (Desenvolvimento Humano), Gerson Lauermann (Autogestão), Flávio Turra (Área Técnica), e o coordenador da Assessoria de Imprensa e Comunicação, Samuel Milléo Filho.

Programação – Depois de conhecer melhor o Sistema Ocepar, os superintendentes da unidade nacional reuniram-se para discutir assuntos relacionados ao VI Seminário Tendências do Cooperativismo Contemporâneo, Sistema Zeus: módulo de gestão de educação e uma proposta do planejamento institucional.

Visita às cooperativas - Na parte da tarde, o grupo iniciou uma série de visitas às cooperativas paranaenses, organizada pela Cooptur – Cooperativa de Turismo do Paraná. A primeira visita acontece na cooperativa Castrolanda, onde o grupo assisti a uma palestra sobre a história da cooperativa e o sistema de capitalização que ela utiliza. Na quinta-feira (23/08), os superintendentes estarão na cooperativa Batavo e na parte da tarde, irão até a cooperativa Agrária Mista Entre Rios, em Guarapuava. Na sexta-feira (24/08), visitam duas cooperativas: Copacol, em Cafelândia e a Coodetec, em Cascavel. Na manhã do sábado (25/8), os superintendentes visitam a Usina Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu e retornam aos seus destinos.

Conteúdos Relacionados