SESCOOP: Fórum vai discutir programas voltados a jovens e crianças
{gallery}noticias/2011/Setembro/13/2011913145040/{/gallery}Profissionais de 15 cooperativas paranaenses estarão reunidos, nesta quinta e sexta-feira (15 e 16/09), em Curitiba, com representantes do Sescoop Nacional, Sescoop/PR e Sescoop/SP para discutir a formatação do Itinerário Juvenil Cooperativista. “O objetivo é padronizar os programas sociais do Sescoop que envolvem crianças, adolescentes e jovens cooperados, como o JovemCoop, o CooperJúnior e o Cooperjovem. Atualmente cada estado os executa de forma diferenciada e a ideia é elaborar uma proposta única que vai nortear as ações de cada um dos programas, respeitando a realidade de cada unidade”, explica o coordenador de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Humberto Bridi. Os debates vão acontecer durante o Fórum dos Agentes de Cooperativismo, que são os profissionais que atuam com o quadro social das cooperativas.
Programação – O evento acontece no Hotel Pretas, das 8h às 18h. A programação contempla a abordagem dos seguintes temas: o sistema cooperativo brasileiro; apresentação do Itinerário Juvenil; discussão de metodologias; criação de conceitos e descrição de manuais dos programas. As atividades serão desenvolvidas com apoio dos facilitadores da Apreciato, Rafael Giuliano e Beatriz Akemi. Uma nova reunião sobre o Itinerário Juvenil será realizada dias 09 e 10 de novembro, em Brasília (DF).
Paraná – No Paraná, o Sescoop/PR executa o Cooperjovem desde 2002. O programa abrange atualmente cerca de 10 mil estudantes do ensino fundamental, 552 professores e 141 escolas em 43 municípios. As atividades são desenvolvidas em parceria com 13 cooperativas: Batavo, Castrolanda, Cefi, Cocamar, Cocari, Confepar, Copacol, Copagril, C.Vale, Integrada, Lar, Nova Produtiva e Coopagrícola. O JovemCoop (Encontro Estadual da Juventude Cooperativista) completou 20 anos em 2011. Realizado anualmente, contou com mais de 300 participantes na última edição promovida em Londrina, Norte do Estado. Já o programa CooperJúnior foi executado no ano passado, de forma experimental, em parceria com a cooperativa Copacol, num projeto piloto que contou com a participação de cerca de 85 crianças com idade entre 8 e 12 anos. Os três programas têm como público-alvo os filhos dos cooperados e estimulam a prática dos princípios cooperativistas.