SEMINÁRIO TENDÊNCIAS: Cooperativas de crédito aderem à governança corporativa
- Artigos em destaque na home: Nenhum
As cooperativas estão voltando a sua atenção para o tema da Governança Corporativa, que vem sendo aperfeiçoada por meio da adoção de medidas aceitas internacionalmente. O tema será amplamente discutido no VI Seminário Tendências do Cooperativismo Contemporâneo, que acontece de 12 a 14, no Centro de Convenções de Vitória, no Espírito Santo. O superintendente do Sicoob Brasil, Marco Aurélio Almada, vai enfocar as estratégias adotadas pelas cooperativas para profissionalizar cada vez mais as ações realizadas.
Tendências - "Entre as tendências está a separação das funções de presidente do Conselho de Administração e de presidente da empresa, que muitas vezes são acumuladas pelo mesmo dirigente. As conseqüências são mais autonomia e agilidade para tomar decisões", explicou. Almada vai ministrar palestra no dia 14, às 10h30, no painel "Experiências em Governança Corporativa II". Outra prática, segundo Almada, é contratar profissionais para ocupar cargos na Diretoria-executiva, medida já utilizada pelo Sistema no estado. "O Sicoob Espírito Santo é um modelo neste sentido, pois ao longo dos anos vem promovendo ajustes na gestão, acompanhando as tendências do cooperativismo contemporâneo", acrescentou.
Promoção - O VI Seminário Tendências do Cooperativismo Contemporâneo é promovido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Conta com patrocínio do Banco do Brasil, Unimed, Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob) e Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca do Estado do Espírito Santo.
Paraná - Tendo como tema "Governança corporativa em ambientes cooperativos", o evento reúne especialistas e autoridades do Brasil e do exterior que vão apresentar experiências práticas e casos de sucesso de cooperativas brasileiras e estrangeiras. O Paraná esta presente através de suas cooperativas filiadas e também do Sistema Ocepar, representado pelo superintendente José Roberto Ricken e pelo gerente de Autogestão, Gerson Lauermann, e pelos conselheiros Frans Borg (Castrolanda), Valter Pitol (Copacol), e Luiz Lourenço (Cocamar). (Informe OCB)