SEMANA SIPAT: Colaboradores do Sistema Ocepar terão programa de saúde e bem-estar
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Dentro da programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat 2023), conduzida pela Cipa, foi lançado, nessa quarta-feira (04/10) o programa de saúde psicológica para os funcionários do Sistema Ocepar. Em parceria com o Sesi, o programa visa à saúde integral dos trabalhadores. Os colaboradores que desejarem poderão ter atendimento personalizado e individual com psicólogos.
Pesquisa - O programa começa com a aplicação de uma pesquisa, que será respondida de forma anônima. O objetivo é identificar situações e problemas que mais afetam os funcionários e que podem ser minimizados com um acompanhamento psicológico. Haverá também um treinamento para gestores com o propósito de prepará-los para identificar eventuais situações de vulnerabilidade dos integrantes de suas equipes. Outro treinamento será voltado a facilitadores, funcionários que serão indicados pelos gestores para apoiar a abordagem junto aos colegas que possam estar necessitando de apoio psicológico.
Sesi - No lançamento, a gerente administrativa do Sescoop/PR, Maria Emília Pereira Lima, reforçou o propósito da iniciativa que é um olhar atento para a saúde integral dos funcionários. “Especialmente após a pandemia essa necessidade ficou mais evidente”, declarou. A equipe de Segurança e Saúde do Sesi esteve presente. Participaram o gerente da área, Dalton Toffoli, a consultora de negócios, Katia Ferreira, e a psicóloga Bruna Marinho. A consultora explicou que desde 2014 o Sesi Paraná desenvolve diversas ações voltadas à promoção da saúde mental dos trabalhadores das indústrias. “Com a pandemia percebemos que precisávamos intensificar nosso trabalho”, observou.
Pandemia - Dados do Ministério do Trabalho e Emprego evidenciam que a pandemia teve um impacto importante não apenas na saúde física, mas também na saúde mental dos trabalhadores. Em 2020, ano em que começou a crise sanitária no Brasil, mais de 570 mil pessoas foram afastadas de suas atividades laborais. O número é 26% maior do que o registrado em 2019, antes da pandemia. A situação pós pandemia passou a exigir uma atenção especial por parte dos gestores, à saúde mental de seus colaboradores. De acordo com especialistas, entre as principais causas de afastamento do trabalho está o agravamento da saúde física a partir de algum distúrbio de ordem psíquica. Por isso, a importância de se olhar para a saúde integral dos trabalhadores.