SEMA: Encontro discute prioridades para política ambiental do Paraná
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Diretores, técnicos e chefes dos escritórios regionais de todos os órgãos ambientais do Governo do Estado estão participando desde segunda-feira (11/04), em Curitiba, do I Encontro do Sistema Sema, promovido pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e suas autarquias: Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Instituto das Águas do Paraná (AguasParaná) e Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG). O objetivo do evento é apresentar o cronograma de ações que serão desenvolvidos nos próximos quatro anos às novas equipes de trabalho e debater as prioridades dentro de cada instituição.
Plano - O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jonel Iurk, pontuou o plano de governo para a área ambiental e priorizou a discussão sobre a política estadual de resíduos sólidos, biodiversidade e florestas, recursos hídricos e projetos de prevenção para reduzir impactos causados por catástrofes naturais. "Além de proporcionar uma maior integração entre os funcionários do Sistema SEMA, é uma oportunidade para discutirmos projetos prioritários, entre eles o Zoneamento Ecológico Econômico do Estado, o Programa Bioclima, ações na área de resíduos sólidos, a descentralização de serviços ambientais que podem ser desenvolvidos em parceria com os municípios, entre outros", disse o secretário. "A ideia é transformar o Paraná em um Estado exemplo na gestão ambiental", afirmou.
Ações integradas - O presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, destacou a necessidade de ações integradas. "Essa reunião serve para que cada um reconheça suas responsabilidades e deveres, garantindo os melhores resultados possíveis, seja na área administrativa como em campo". O IAP possui 21 escritórios regionais no Paraná que atendem 22 municípios em cada região.
Resultados - Para o presidente do Instituto das Águas do Paraná, Marcio Nunes, o encontro também serve para garantir a melhoria dos resultados no dia a dia das instituições. "O nosso desafio é muito grande, mas trabalhando juntos conseguiremos atingir nossos objetivos", disse. Ele também salientou a importância de se evitar paralelismos dentro do Sistema Sema, economizando tempo e dinheiro, além de potencializar os resultados dos trabalhos.
Regionais - Já o presidente do ITCG, Amílcar Cabral, lembrou do papel fundamental das regionais para uma melhor atuação do sistema. "Nós reconhecemos os esforços dos servidores nas regionais e no interior. A participação deles é indispensável no fortalecimento do Sistema Sema". O Seminário prossegue até esta quarta-feira (13/04), no Hotel Slavieiro, em Curitiba. (AEN)