SELIC: BC sinaliza fim do ciclo de corte do juro

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A taxa Selic voltou a romper o seu piso histórico. O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) promoveu nesta quarta-feira (29/08) mais uma redução de 0,50 ponto percentual na taxa básica de juros da economia brasileira, que passa a ser de 7,5% ao ano.

Último movimento - O comunicado divulgado após a reunião sinaliza que este pode ter sido o último movimento do ciclo de afrouxamento monetário iniciado em agosto de 2011, quando o BC começou a reduzir a Selic para evitar que a crise internacional tivesse um impacto mais forte no nível de atividade econômica do país. Se houver mais uma diminuição, ela deverá ser menor do que a desta quarta, provavelmente de 0,25 ponto percentual.

Parcimônia - "Considerando os efeitos cumulativos e defasados das ações de política implementadas até o momento, que em parte se refletem na recuperação em curso da atividade econômica, o Copom entende que, se o cenário prospectivo vier a comportar um ajuste adicional nas condições monetárias, esse movimento deverá ser conduzido com máxima parcimônia", diz o documento. Ou seja, o BC reconhece que a atividade econômica já está em recuperação, em parte por causa dos cortes anteriores de juros. E entende que, se houver condições, uma nova redução será conduzida com "máxima parcimônia".

Ciclo de afrouxamento - Economistas e analistas enxergaram no comunicado divulgado na noite desta quarta a clara mensagem de que o ciclo de afrouxamento chegou ao fim ou chegará em breve. Mas as interpretações têm nuances. Há quem acredite que o Copom promoverá ainda um último corte de 0,25 ponto percentual em outubro, enquanto outros acham que o BC já pode ter dado o ciclo por encerrado. Uma terceira corrente avalia que o comitê deixou a porta aberta para as duas possibilidades. O fato é que nova redução de 0,50 ponto parece descartada.

Nono - O corte desta quarta foi o nono seguido desde agosto de 2011. Na ocasião, a taxa estava em 12,5% ao ano. Desde então, foram promovidas sete reduções de 0,5 ponto percentual e duas de 0,75 ponto percentual. A decisão foi unânime. Tampouco houve adoção de viés. (Valor Econômico)

Conteúdos Relacionados