Seguridade especial para cooperados volta ao Plenário nesta terça
- Artigos em destaque na home: Nenhum
PL 1.754/2024), incluindo seus dirigentes, volta à pauta do Plenário desta terça-feira (17/09). O item é um dos três projetos que podem ser votados pelos senadores na sessão marcada para às 14h.
O projeto de lei que estende o benefício da seguridade especial para membros de cooperativas (A matéria chegou a constar da pauta de quarta-feira (11/09), mas teve votação adiada a pedido do líder do governo, senador Jaques Wagner (PT-BA). Ao pedir o adiamento, ele lembrou que o texto foi apresentado há muitos anos e afirmou que sua aprovação geraria despesas sem um lastro, o que seria um problema do ponto de vista fiscal. Ele pediu um prazo para tentar buscar um entendimento sobre o texto.
Regra em vigor
Pela regra em vigor, a seguridade especial vale apenas para membros de cooperativas agropecuárias ou de crédito rural. O PL 1.754/2024 estende o benefício aos membros de todas as cooperativas — exceto as de trabalho. De acordo com a proposta, a associação à cooperativa não descaracteriza a condição de segurado especial concedida ao trabalhador que exerce atividades majoritariamente no campo.
Substitutivo
O projeto foi sugerido originalmente em 2007 pelo então senador Neuto de Conto (SC). A versão que está na pauta do Plenário é um substitutivo proposto pela Câmara dos Deputados àquele projeto. O texto foi aprovado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) com relatório favorável ao texto do senador Flávio Arns (PSB-PR). (Agência Senado)