SAÚDE: Cooperativas do PR atingem alto índice de desempenho em avaliação da ANS

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

saude foto 14 12 2012(Large)Aumentou o percentual de operadoras de saúde com boa avaliação no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), de acordo com os resultados divulgados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), nesta quinta-feira (13/12). O IDSS aponta as condições e a qualidade da prestação de serviço das operadoras de planos de saúde médico-hospitalar e odontológico. Das 1.239 operadoras avaliadas em 2011, 735 tiveram bons resultados, equivalente a 59,3% do total. Em 2010, as operadoras com notas altas somavam 482 (31% de um total de 1.517).

Avaliação - O índice avalia a atenção à saúde, situação econômico-financeira e estrutura e operação. A pesquisa, feita anualmente desde 2008, passou a considerar também a satisfação do usuário, com base nas reclamações que chegam à agência reguladora. A nota vai de 0 (pior nota) a 1 (melhor nota).

Paraná – Em matéria sobre os resultados do IDSS divulgados pela ANS, publicada nesta sexta-feira (14/12), o jornal Gazeta do Povo destaca os principais planos que operam no Paraná, entre os quais figuram as cooperativas Uniodonto Curitiba, Unimed Paraná e Unimed Curitiba, com índices de 0,8119, 0,7950 e 0,7332, respectivamente.

Números - No ano passado, foram avaliadas em todo País 913 operadoras médico-hospitalares e 326 odontológicas. Entre as médico-hospitalar, 62% obtiveram notas altas. Entre as odontológicas, 53% estão no grupo com melhor desempenho. Em 2010, os percentuais eram 32% e 29%, respectivamente As empresas com as piores notas (0 a 0,19) representaram 1% entre as médico-hospitalares, e 5% entre as odontológicas, conforme dados de 2011.

Qualificação - “As operadoras se qualificaram mais e atraíram mais beneficiários para elas. O retrato é de aperfeiçoamento do setor. Hoje, o consumidor tem ferramentas como a portabilidade, tem mais acesso à informação e procura operadoras mais qualificadas”, avaliou o presidente interino da ANS, André Longo.

Menos operadoras - Segundo a agência reguladora, nos últimos anos, o número de operadoras diminui no país. Um dos motivos é o fechamento de operadoras por baixa qualidade na prestação de serviços. Em 2011, cerca de 190 operadoras foram fechadas. Em contrapartida, o montante de usuários dos planos de saúde subiu de 58 milhões para 60 milhões, de 2010 para 2011. Em 2011, as operadoras com melhor desempenho concentraram 76% dos clientes.

Ferramenta – A ANS lançou uma ferramenta que permite ao consumidor avaliar o desempenho de seu plano de saúde e compará-lo com o resultado de outras operadoras. O “Espaço da Qualidade”, disponível no site www.ans.gov.br, lista 33 indicadores, como o próprio IDSS, além dos índices de reclamações das operadoras e da lista dos planos com comercialização suspensa. “É uma referência importante que ajuda na escolha. Todas as operadoras estão sujeitas a um padrão de cobertura. O consumidor pode avaliar e, se desejar, fazer a portabilidade para outra que ofereça melhor serviço”, indica Toro. (Com informações da ANS e do Jornal Gazeta do Povo)

Clique aqui e veja o infográfico da Gazeta do Povo

 

Conteúdos Relacionados