SAÚDE: Agentes de comunicação da Unimed Ponta Grossa participam de treinamento imersivo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

unimed ponta grossa II 23 05 2023A Unimed Ponta Grossa promoveu, no último dia 17, um treinamento imersivo exclusivo para os Uninfluencers, os agentes de comunicação interna da cooperativa. O encontro foi conduzido pela psicóloga, especialista e consultora Sandra Pierozan, que abordou desde o contexto da humanidade com relação a tecnologias e mudanças no mercado de trabalho, até aspectos de comunicação, mentalidade de crescimento e visão sistêmica.

Desenvolvimento - O intuito da capacitação foi contribuir com o desenvolvimento do colaborador para que ele possa explorar as habilidades e conceitos tanto na vida pessoal quanto nas atividades profissionais.

Conteúdo diferenciado - “Oferecer um conteúdo diferenciado para os agentes era uma intenção nossa desde a criação do Programa, o que acabou não sendo possível devido ao período pandêmico. Estamos muito satisfeitos por conseguir reuni-los agora. Os agentes interagem, trazem as necessidades das áreas, auxiliam no dia a dia. Então essa é uma forma de retribuir todo o apoio que eles dão para a comunicação interna da cooperativa e qualificá-los para a continuidade do Programa”, ressalta Sandri Anderson Gonçalves, gerente de Marketing e Comunicação.

Dinâmicas - Além do conteúdo teórico, os 27 Uninfluencers presentes também interagiram em dinâmicas e atividades práticas.

Autoavaliações - Para Franciane Dolgan, técnica de Enfermagem da Unidade de Internação, o treinamento possibilitou autoavaliações e reflexões importantes. “Me fez refletir, primeiramente, na minha vida pessoal, como eu tenho recebido, processado e repassado as informações. Consequentemente, após essa análise pessoal, pude compreender o impacto disso na vida profissional, afinal, não é possível ser um bom profissional sem antes ser uma boa pessoa. Quanto ao profissional, foi sobre o protagonismo, no sentido de que, independente da parte do processo em que me encontro, meu crescimento profissional depende exclusivamente de mim, de como me posiciono diante das situações”, avalia.

Observação mais criteriosa - No papel de Uninfluencer, ela acredita que os temas abordados vão permitir uma observação mais criteriosa de todo o processo de comunicação. “Observar melhor como a comunicação tem acontecido, se a informação processada em minha cabeça chegou no receptor de forma correta. Me fez refletir quanto à comunicação assertiva, a importância de passá-la e ter a certeza de que ela foi recebida da forma correta, ampliando assim o processo de comunicação e informação dentro da cooperativa”.

Relações interpessoais - Cristiano Santos, da área Administrativa, comenta que o treinamento o instigou a observar as relações interpessoais. “Foi um conteúdo muito rico, que vai alavancar minha vida profissional. Mudou muito a minha visão, quero utilizar sempre no meu dia a dia. Antes de disseminar uma informação, me colocar no lugar de quem vai recebê-la para que chegue de forma coerente, correta, assertiva e detalhada. Não quero só passar informação, mas também saber escutar o outro, o que vai me permitir ensinar e aprender com o outro também”.

Olhar para si - A atitude olhar para si como forma de aprimoramento de comunicação foi um dos pontos que chamou a atenção da analista do Núcleo de Gestão da Qualidade (NGQ), Marcia Miró. “Foram momentos extremamente agradáveis, de muito autoconhecimento e autopercepção. Os exemplos, as dinâmicas, tudo me mostrou o quanto preciso evoluir, seja como Uninfluencer ou como colaboradora da área de qualidade. Este treinamento foi o pontapé inicial. Agora, com toda certeza, estarei continuando a busca de mais conhecimento para melhorar cada vez mais a forma de me comunicar”.

Postura profissional - Já para Adrieli Pereira, técnica de Enfermagem da UTI adulto, os tópicos discutidos vão favorecer a postura profissional e as interações com os colegas. “Na maneira de receber ou passar informações, com a necessidade de interagir em grupo, em revê conceitos pelo lado profissional, saber me posicionar, respeitar a opinião do outro, me expressar no tempo certo e saber trabalhar com as minhas emoções”.

Sobre o Programa Uninfluencers - O Programa foi criado em 2020, com o primeiro ciclo implantado no início de 2021 e o segundo em setembro de 2022. O objetivo do Uninfluencers é a construção de uma comunicação interna mais colaborativa. Um grupo multidisciplinar, composto por colaboradores de todas as áreas, inclusive dos serviços próprios, apoio à comunicação institucional e as gerências e coordenações nos fluxos internos de comunicação, disseminando informações de forma mais ágil e assertiva. (Assessoria de Imprensa Unimed Ponta Grossa)

 

Conteúdos Relacionados