SAFRA 2010/11: Previsão é de um ano bom para produtores de soja e milho

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A perspectiva para a safra de soja e milho 2010/2011é animadora, conforme análise feita pelo diretor-presidente da Cooperativa Agroindustrial (Coamo), José Aroldo Gallassini. Ele esteve em Toledo na manhã desta quarta-feira (02/02) em uma reunião de campo que contou com a presença dos cooperados do município. Somente na região Oeste do Paraná estão sendo realizados sete encontros como este, num total de 36 na área de abrangência da Cooperativa.

Recorde - Apesar da temida ‘safra do La Niña', os produtores dão início a colheita da soja, que apresenta um potencial para novo recorde de produção. "As expectativas são excelentes, com uma safra grande e com preços bons", destacou Gallassini. Ele explicou que alguns produtores já comercializaram um bom percentual da safra. "Este ano promete ser muito bom tanto para soja como para o milho". No primeiro semestre de 2010, os agricultores estavam desanimados com a produção de milho, no entanto, depois de julho, a situação melhorou e motivou a plantação de milho safrinha. "No fim do ano passado fornecemos aos cooperados 150 mil sacas de sementes. Já na semana passada estava em 205 mil sacas. Aumentou bem o plantio, mas a previsão para a safra de verão é de queda", afirmou Gallassini.

Trigo - O trigo continua sendo um grande problema. A dificuldade encontrada na comercialização dos grãos no ano passado desanima os produtores. No Brasil são consumidos mais de 10 milhões de toneladas de trigo e são produzidos pouco mais de cinco milhões e ainda assim não há compradores, o que é considerado uma vergonha por Gallassini. "O trigo produzido é bom, mas os agricultores precisam que os moinhos acreditem nisso para ter tranquilidade no plantio, o Governo precisa estimular a produção".

Coamo - Para a Cooperativa, 2010 foi marcado pelo recebimento da maior produção dos cooperados. A Coamo cresceu no ano passado, mas o faturamento, segundo o diretor-presidente, ficou aquém do esperado devido aos preços baixos no primeiro semestre. Ainda não foi fechado o balancete, mas acredita-se que o faturamento em 2010 passa dos R$ 4,7 bilhões. No dia 18 de fevereiro, será realizada a grande assembléia da Coamo, quando serão divulgados esses dados. "O resultado é muito bom, mas seria melhor se tivesse estabilidade nos preços", explicou Gallassini. (Jornal do Oeste)

Conteúdos Relacionados