ROBERTO RODRIGUES REALIZA PALESTRA EM PALOTINA E RONDON

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

?As cooperativas têm, neste terceiro milênio, o duplo desafio de buscar as soluções para os problemas das comunidades e conquistar, através da industrialização, o mercado internacional para colocar a matéria-prima gerada pelos associados. Vencer esse desafio exige administração profissionalizada, definição do foco de atuação, agilidade para tomar decisões, eficiência para obter lucratividade e alianças estratégicas entre cooperativas. Se conseguirem colocar em prática esses princípios, as cooperativas estarão servindo de ?ponte? entre os benefícios sociais do antigo sistema de produção socialista e a visão excessivamente voltada ao mercado do liberalismo econômico?. Esta foi a principal tônica de duas palestras realizadas, pelo ex-presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ACI) e atual presidente da Associação Brasileira de Agribusiness (Abag), Roberto Rodrigues, na última segunda-feira (20), em Marechal Cândido Rondon e Palotina, para um público aproximado de 850 pessoas, entre dirigentes, lideranças e agricultores.

Convite ? Para Roberto Rodrigues, que veio a convite das cooperativas Coopervale e Sicredi Vale, de Palotina, Copagril e Sicredi Costa Oeste, de Marechal Cândido Rondon, com apoio da Ocepar e do Sescoop-Pr. ?àquelas cooperativas que evoluem nessa direção, tornam-se locomotivas do desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atuam?, lembrou. Rodrigues ainda observou que a responsabilidade das cooperativas em buscar soluções para as demandas das comunidades cresce à medida em que se acentua a impotência do poder político em atender tais necessidades.

Fusões e incorporações - Ele entende que essas empresas precisam crescer para sobreviver. Para isso, as fusões ou incorporações são uma necessidade. Rodrigues afirma esse processo reduz os custos fixos, garante maior participação no mercado e eleva o nível de competitividade das cooperativas. Acompanharam a palestra de Roberto Rodrigues os presidentes da C.Vale, Alfredo Lang, e da Sicredi Vale, Jaime Basso, da Copagril, Ricardo Chapla e Adolfo Freitag, da Sicredi Costa Oeste, além do técnico da gerência de Desenvolvimento Humano do Sescoop-Paraná, Humberto Cezar Bridi.

Conteúdos Relacionados