Roberto Rodrigues propõe Olimpíada Agrícola

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues e o ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, se reuniram na sexta-feira (04/02), em Brasília, para discutir um acordo de cooperação para o desenvolvimento do esporte no país. Rodrigues, que já imaginava a criação de uma olimpíada agrícola no Brasil, apoiou a proposta de Queiroz e pediu ao Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural (Denacoop), do Mapa, a elaboração de uma minuta do convênio a ser firmado entre as duas pastas.

Segundo Tempo - O ministério do Esporte já tem um programa social chamado “Segundo Tempo”, cujo objetivo é promover o desenvolvimento integral de crianças matriculadas no ensino fundamental público, oferecendo a elas uma complementação das atividades curriculares com a prática esportiva no segundo turno escolar. Tal iniciativa despertou a atenção da OSCIP, uma organização não governamental, que já vinha implementando o programa “Dê bola pra escola” e buscando na iniciativa privada e no poder público os meios necessários à expansão do programa social do Ministério do Esporte. Estas entidades querem agora o apoio do segmento cooperativista. Daí a idéia da parceria interministerial.

Cooperativismo - Na condição de órgão que abriga todos os ramos do cooperativismo nacional, o Mapa terá um importante papel na difusão do projeto e na sensibilização de todo o segmento cooperativista. Seu apoio consistiria, portanto, no desenvolvimento de ações de convencimento junto às cooperativas da importância da participação no projeto. O Denacoop, por sua vez, desenvolve o Programa de Promoção e Divulgação da Prática do Cooperativismo, que envolve produção de material técnico e didático, como livros e vídeos e o Cooperjovem, voltado para a preparação de novas lideranças, qualificação e capacitação de jovens na doutrina cooperativista.

OCB - Segundo o ministro Rodrigues, ao trabalhar a cooperação ligada ao esporte “estaremos promovendo também qualidade de vida, relações sociais, afetivas e coleguismo”. O projeto de parceria, com a definição das atribuições de cada pasta, será definido nos próximos dias e poderá envolver também a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e organizações de cooperativas estaduais. (Assessoria MAPA)

Conteúdos Relacionados