RIO+20 I: Lançado selo em comemoração ao Ano Internacional das Cooperativas
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, lançou o selo do cooperativismo, nesta quinta-feira (21/06), na Arena do Pavilhão Brasil. O evento faz parte da programação paralela da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) e teve a presença de diversas autoridades brasileiras – como o ministro-chefe da Secretária-Geral da Presidência, Gilberto de Carvalho – e ministros da Agricultura de outros países.
Ano Internacional - O selo produzido pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos faz parte das ações do Mapa em homenagem ao Ano Internacional das Cooperativas – 2012, decretado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Ao todo serão produzidas 40 mil unidades.
Investimentos - O ministro da Agricultura ressaltou a importância do selo como forma de valorizar o trabalho do cooperativismo e defendeu o aumento de investimentos ao setor. “Precisamos e vamos investir cada vez mais. Não apenas por este ser um ano dedicado pela ONU ao segmento, mas pela importância econômica e social que representa”, afirmou Mendes Ribeiro Filho.
Compromisso - Também destacando o aspecto social e econômico, o ministro Gilberto de Carvalho ressaltou o compromisso do governo federal com o tema. “Queremos não apenas fazer um ano do cooperativismo, mas investirmos de maneira clara e efetiva para que as cooperativas possam se espalhar por todo país e que sejam, de fato, um motor não apenas do crescimento econômico, mas das relações humanas”.
Movimento transformador - O embaixador especial da FAO, Roberto Rodriguez, também ratificou o cooperativismo como um movimento transformador na sociedade. “Não há maior ameaça à democracia do que a exclusão social. As cooperativas, sendo inclusivas, são uma forma de promover a democracia”, destacou Rodriguez. (Mapa)