REVISTA PR COOPERATIVO: Novos caminhos para o ramo saúde
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A edição número 86 da Revista Paraná Cooperativo destaca o início do processo de mudanças no modelo de assistência médica e odontológico das cooperativas do ramo saúde. Em 2013, projeto-piloto será implantado no Paraná em cooperativas dos Sistemas Unimed e Uniodonto. O novo modelo tem foco na medicina de atenção primária, com acompanhamento detalhado das informações médicas dos usuários, buscando evitar o surgimento de doenças, estimulando hábitos saudáveis de vida e prevenção a fatores de risco. O objetivo é prestar assistência ao usuário enquanto ele está com saúde, por meio do médico pessoal generalista. Segundo dirigentes de cooperativas, é um modelo baseado na manutenção da qualidade de vida e na saúde dos usuários e foi inspirado em programas desenvolvidos com sucesso em países europeus. Além de maior assertividade nos diagnósticos, o novo modelo pretende corrigir distorções do atual paradigma de saúde suplementar do país, diminuindo custos e melhorando os controles qualitativos do sistema.
Números - O ramo saúde no Brasil é formado por 846 cooperativas, gera 67 mil empregos diretos e congrega 271 mil cooperados. No Paraná, existem 33 cooperativas que reúnem 12 mil cooperados, geram 4.200 empregos diretos e possuem 1,8 milhão de usuários. Em 2011, as cooperativas de saúde do estado tiveram um faturamento de R$ 3,3 bilhões.
Novo projeto gráfico– Desde a edição passada, a revista Paraná Cooperativo tem um novo projeto gráfico. Com layout agradável à leitura, está em sintonia com as modernas tendências do designer gráfico, um passo evolutivo para uma das principais publicações do cooperativismo paranaense. Clique aqui e acesse o conteúdo da última edição.