REUNIÃO INSTITUCIONAL II: Lideranças da Coasul participam de encontro virtual da autogestão sobre cenários para coops agro
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Cenários do cooperativismo paranaense, assuntos sindicais, profissionalização, Plano Paraná Cooperativo 200, o PRC200, entre outros temas, foram abordados durante reunião institucional do Sistema Ocepar de 2021, realizada na manhã desta sexta-feira (23/04), por meio de videoconferência com a Cooperativa Coasul com sede em São João, na região Sudoeste. A cooperativa foi representada pelo vice-presidente, Jacir Scalvi, por gestores e executivos. O evento contou também com as presenças do presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, e dos superintendentes da Ocepar, Fecoopar e Sescoop/PR, Robson Mafioletti, Nelson Costa e Leonardo Boesche, respectivamente, além de gerentes e coordenadores de área do sistema.
Sudoeste - Ao abrir o evento, Ricken frisou que esses encontros, agora de forma virtual devido à pandemia, são uma excelente oportunidade de ouvir e discutir sobre os principais temas de interesse das cooperativas. “A região Sudoeste é importante para o desenvolvimento do cooperativismo, onde existem cooperativas de todos os ramos de atuação, entre elas a Coasul, que contribui de forma efetiva para o desenvolvimento das cidades onde ela está presente. Essa reunião institucional tem por objetivo subsidiar a cooperativa com cenários econômico e financeiro para que sejam utilizados nas estratégias de planejamento e de investimentos pela cooperativa”, frisou.
Temas diversos - Ricken aproveitou para fazer um relato dos principais temas que estão sendo encaminhados pelo sistema e de interesse das cooperativas. “Em maio, deveremos conquistar finalmente o status de área livre de aftosa, reconhecimento este que contribuirá muito para o crescimento das nossas exportações de carnes para novos mercados. Com certeza, a Coasul deverá ser beneficiada diretamente e quem sabe poderá também vislumbrar a possibilidade de entrar em outras áreas de carne em parceria com outras cooperativas da região”. Scalvi afirmou que a Coasul está conversando com várias cooperativas para firmamos parcerias nos mais diferentes setores de atuação. “Sempre defendi essa intercooperação e sabemos que não é um processo muito fácil, pois precisamos consultar nossas bases, mas aos poucos vamos avançando”, lembrou o vice-presidente.
Pedágio - Outro assunto que o Sistema Ocepar está acompanhando de perto e que interessa também as cooperativas do Sudoeste são as novas concessões de rodovias no Paraná. Na opinião do presidente Ricken, “já pagamos muito pelos erros do passado e não podemos errar novamente. Por isso, junto com outras entidades do setor produtivo, através do G7 apresentamos uma proposta mais justa e coerente e que está sendo encampada pelo Governo Estadual e pela bancada de deputados federais. Estamos pedindo menor tarifa e investimentos, em especial na região.
Crédito - Ricken também manifestou sua preocupação sobre a questão do crédito rural para investimentos. “Nós dependemos do BNDES para realizar investimentos no setor. As cooperativas precisam continuar sendo beneficiárias do crédito rural para que possam investir e gerar emprego e distribuir renda nas comunidades, como estamos fazendo ao longo do tempo”. O dirigente comentou que este assunto foi tratado durante o lançamento da Agenda Institucional, realizado nesta quinta-feira (22/04) pelo Sistema OCB, que contou com a participação da ministra da Agricultura, Tereza Cristina. O dirigente também lembrou que o PRC100, planejamento estratégico do cooperativismo encerrou seu ciclo em 2020 ao atingir um faturamento superior aos R$ 100 bilhões. “Agora, estamos construindo o novo plano estratégico, o PRC200 para os próximos anos. E para que este plano possa acontecer de forma efetiva, precisamos da participação da cooperativa para que possamos ter um horizonte, um rumo para o setor”, frisou.