REUNIÃO INSTITUCIONAL: Especializada no transporte fertilizantes, Cootramil tem desempenho analisado pelo Sistema Ocepar
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O Sistema Ocepar, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná (Sescoop/PR), se reuniu na última sexta-feira (20/08) com a Cooperativa dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Londrina (Cootramil). Esta foi a 70ª reunião institucional do ano promovida pela Coordenação de Autogestão e Monitoramento, com o objetivo de discutir os indicadores financeiros, avaliando os avanços e as necessidades de melhorias. Participaram a vice-presidente da Cootramil, Fátima Aparecida Teotônio, e a gerente administrativa, Angélica Cuellar Bocate.
Cootramil - Com sede em Londrina, no norte do estado, a Cootramil conta com 65 associados e seis funcionários. Sua especialização é o transporte de fertilizantes, carga que, devido as suas características físico-químicas, exige o cumprimento de uma série de exigências. Para garantir qualidade e segurança, a cooperativa atua com um sistema integrado de gerenciamento da qualidade, segurança e meio ambiente, em conformidade com todas as normas que regulamentam esse tipo de transporte. E além do gerenciamento de risco, do início ao fim da viagem, um diferencial da Cootramil é que, por ser uma cooperativa, não atua com frota de terceiros. Todos os motoristas são cooperados treinados e qualificados para a prestação dos serviços demandados.
Desempenho - Por suas características de atuação e boa gestão, a Cootramil vem se mantendo firme no mercado. “Ela está capitalizada para fazer frente às suas necessidades, tem apresentado números equilibrados e grau baixo de risco”, disse o coordenador de Autogestão do Sescoop/PR, João Gogola Neto. As reuniões institucionais servem para apresentar este tipo de análise, inclusive, com um comparativo em relação às demais cooperativas do ramo. “Estes encontros nos ajudam a manter o acompanhamento das cooperativas e dizer que estamos à disposição para ouvir demandas, falar dos números e ouvir como está a situação, se teve alteração, mudança ou dificuldade no caminhar da cooperativa”, afirmou o analista técnico do Sescoop/PR, Jessé Rodrigues.
Monitoramento - O monitoramento das cooperativas faz parte das atribuições do Sescoop/PR. Como entidade do Sistema S que atende ao setor cooperativista, o Sescoop tem por finalidade a formação profissional, promoção social e o monitoramento das cooperativas filiadas ao Sistema Ocepar, sendo que o objetivo do monitoramento é voltado à autogestão das cooperativas. Com o uso de ferramentas que mensuram quantitativa e qualitativamente o desempenho, obtém-se um raio X completo da cooperativa para auxiliar na avaliação e melhoria dos processos (gestão e governança) e acompanhamento dos resultados (desempenho).