REUNIÃO DIRETORIA I: Pleitos das cooperativas do PR são atendidos pelo Banco do Brasil

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O vice-presidente de Agronegócios do Banco do Brasil, Osmar Dias, participou, na manhã desta segunda-feira (11/07), em Curitiba, da 5ª reunião ordinária da diretoria da Ocepar. Na oportunidade, ele apresentou as novidades que o banco acaba de lançar para a safra 2011/12, entre elas, o seguro faturamento e o crédito rotativo. "São ideias que surgiram na Ocepar e que nós apresentamos ao conselho diretor do banco para aprovação, onde houve uma boa receptividade", disse Osmar Dias. As duas propostas foram encaminhadas ao governo federal pela Ocepar, em parceria com a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e Secretaria de Estado da Agricultura do Estado do Paraná (Seab), juntamente com outras medidas, como sugestões ao Plano Pecuário e Agrícola (PAP) da safra 2011/12.

Seguro faturamento - Dias explicou que o seguro faturamento está sendo implantado experimentalmente na cultura da soja com a expectativa de alcançar uma demanda de R$ 500 milhões em todo o País. "Ele oferece garantia ao produtor, não só em relação a intempéries climáticas como também quanto ao preço futuro. O preço é travado, por exemplo, no dia 30 de maio. Faz-se uma média dos preços na Bolsa de Mercadorias e Futuro referente a quinze dias antes dessa data em que o preço foi travado e essa média é considerada para calcular o faturamento que o agricultor esperava ter. O seguro vai garantir 70% dessa receita esperada. Esse é o seguro de renda. Um sonho antigo do setor que, dando certo na soja, nós vamos ampliar para outras culturas", afirmou. 

 

Crédito rotativo - Quanto ao crédito rotativo, o vice-presidente do BB explicou que a ideia é oferecer ao produtor um crédito para cinco anos, cujo limite poderá ser renovado automaticamente, sem a necessidade dele se dirigir ao cartório e ao banco para fazê-lo. Osmar Dias também falou sobre o lançamento da carteira "Produtor Rural Personalizado", ocorrida nesta segunda-feira, na agência Batel, em Curitiba. A novidade estará disponível em 260 agências do BB em todo o País, das quais 65 no Paraná. O objetivo é fornecer um atendimento diferenciado aos agricultores por meio de equipes especializadas.

 

Cooperativismo de crédito - Osmar Dias também propôs o estreitamento da parceria do BB com as cooperativas de crédito. "O Banco do Brasil é responsável por 61% do crédito agrícola do País. Já as cooperativas de crédito respondem por cerca de 9%, em média, sendo que no Paraná chega a 17%. Há um espaço enorme tanto para o BB como para o cooperativismo de crédito. Aguardo uma proposta de vocês para que possamos trabalhar em parceria", disse ele aos diretores da Ocepar. "Nós vamos constituir um grupo de estudo e apresentar uma proposta nos próximos dias", afirmou o presidente da organização, João Paulo Koslovski.  

 

Programa ABC - Durante a reunião, o Banco do Brasil e a Ocepar também firmaram um compromisso de divulgar o programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC). "É uma linha nova que vem ao encontro daquilo que nós preconizamos, ou seja, reduzir a questão dos problemas de solo, o incentivo ao reflorestamento, a integração lavoura pecuária, entre outras práticas sustentáveis. O prazo é muito bom, vai de 8 a 15 anos, dependendo da atividade, a uma taxa de juros de 5,5% ao ano. É tudo que vinha sendo reivindicado pelo segmento e estamos agora nos colocando à disposição para divulgar a linha, para que todos tenham conhecimento e possam utilizá-la, de acordo com as suas necessidades", afirmou o superintendente do BB no Paraná, Paulo Roberto Meinerz, que também participou do encontro com diretores da Ocepar, juntamente com Carlos Roberto Cafareli, superintendente empresarial do Centro Sul, Cezar de Col, gerente de agronegócio do BB. Estiveram ainda presentes o deputado estadual Cleiton Kielse o ex-deputado estadual e atual superintendente regional do Ministério do Trabalho e Emprego no Paraná, Neivo Beraldin.

{gallery}noticias/2011/Julho/11/2011711163235/{/gallery}

Conteúdos Relacionados