RESPONSABILIDADE SOCIAL: Coofato e Sicoob participam da Campanha Legal - Pacto pela Criança
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Campanha Legal – Pacto Pela Criança 2011 que encerrou no dia 29 de dezembro conseguiu atingir valores expressivos neste ano. A contribuição foi de R$519.047,84 e irá beneficiar sete entidades de Toledo. A quantia foi divulgada durante um ato de agradecimento que aconteceu na manhã do dia 4 de janeiro, no gabinete da prefeitura municipal.
Iniciativa - A iniciativa foi um estímulo para a população destinar parte do imposto de renda devido ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FIA). Pessoa física pode contribuir com 1% e pessoa jurídica com 6%. O contribuinte não teve que pagar a mais por isso, apenas antecipou o que pagaria no próximo ano. A destinação não foi uma doação, pois será deduzida no valor do imposto devido.
“O recurso irá permitir que nossas crianças e adolescentes que são atendidos pelas entidades sejam beneficiados. Com isso o contribuinte saberá que os valores foram aplicados dentro de seu município, a favor da população. Desta forma sabemos que o recurso público será bem empregado”, destaca o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato.
Arrecadação - A arrecadação do ano anterior atingiu mais de R$260 mil. Desde 2006 vem aumentando o número de contribuintes, fator que eleva os valores da contribuição. “De fato a quantia superou nossas expectativas. Esperamos que na próxima campanha possamos aumentá-la ainda mais”, explica o presidente da Associação dos Contabilistas de Toledo, Ademir Kopeginski. Em 2012 serão realizadas visitas aos escritórios contábeis que tiveram pouca ou nenhuma participação na campanha, como forma de conscientização e na tentativa de aumentar a adesão. Com os valores já levantados, o próximo passo é reunir a comissão do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente para discutir a melhor forma de distribuição do recurso. “O montante só é movimentado a partir de deliberações do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. É muito importante destacar que é um recurso público e que as entidades beneficiadas não são governamentais mais de interesse público”, relata o presidente do FIA, Lineu Wutzke.
Divisão - A divisão dos recursos varia de acordo com a quantidade de pessoas atendidas e com a carga horária de cada entidade. “Cada uma das instituições precisa estar com a documentação em dia e comprovar efetivamente que está exercendo as atividades e atendendo crianças e adolescentes”, comenta o presidente do FIA.
Cooperativas - A Campanha conta com o apoio da Associação dos Contabilistas, Cooperativas de Crédito Sicoob Oeste e Coofato, Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) e a Associação Toledana de Imprensa (ATI). “Nos últimos dois anos pudemos contar com o apoio dos parceiros financeiros, Sicoob e Coofato, que anteciparam o dinheiro a custo zero. Com esta medida acabaram as desculpas”, declara Wutzke.
As parcerias financeiras podem ser um dos fatores que possibilitam o aumento da arrecadação, além da conscientização dos contribuintes. Nesta edição da campanha, também foi registrado o aumento de participação daqueles que não usufruem do benefício financeiro das linhas de crédito.
Entidades - Ação Social São Vicente de Paulo, Casa de Maria, Centro Comunitário e Social Dorcas, Centro Beneficente de Educação Infantil Ledi Maas Lions, Centro Social e Educacional Aldeia Infantil Betesda, Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos (Apada) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) são as instituições beneficiadas. “Este repasse é muito importante para a entidade. Atendemos mais de 300 crianças e adolescentes e com isso temos despesas mensais que às vezes comprometem todo o orçamento”, saliente a responsável pela Ação Social São Vicente de Paulo, irmã Luíza Menin. A instituição ainda não elaborou um projeto para a aplicação dos recursos. Mas segundo a irmã Luíza, provavelmente a verba será investida na realização de reformas na estrutura física da entidade e na compra de um veículo utilitário para transporte das crianças.
Coofato - Segundo o gerente da Coofato, Edgard Eres Neiverth, a cooperativa é parceira do projeto desde 2010, mas a adesão dos cooperados só aconteceu à medida em que eles entendiam o alcance da ação junto às crianças e adolescentes atendidos. “Também foi importante o compromisso da Coofato em acompanhar a destinação das arrecadações e a utilização desses recursos por parte das entidades beneficiadas, que são chamadas para prestar contas dos recursos recebidos”, explicou. “Em conjunto com a gerência da BRF-Sadia de Toledo, fizemos várias reuniões com os funcionários/associados da Coofato motivando-os a entenderem o projeto e disseminando a campanha”, disse Neiverth. A Coofato (Cooperativa de Crédito Mútuo dos Funcionários da Sadia), tem sede em Toledo, Oeste do Paraná. Foi fundada em 1989 e tem 4.400 cooperados. (Com informações da Assessoria Coofato e do Jornal do Oeste)