RELAÇÕES INSTITUCIONAIS: Informe destaca lançamento do Plano Safra 2024/25
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Coordenação de Relações Institucionais do Sistema Ocepar, vinculada à Gerência de Desenvolvimento Técnico (Getec), publicou, nesta sexta-feira (05/07), o Informe Semanal referente ao período de 1 a 5 de julho. O setor foi criado com o propósito de fazer o acompanhamento das matérias de interesse do cooperativismo em discussão tanto no Congresso Nacional como na Assembleia Legislativa do Paraná, das leis publicadas no âmbito do executivo (federal, estadual e municipal), além de outros temas vinculados às áreas de atuação das cooperativas do Paraná. Confira abaixo os destaques do boletim.
Semana de lançamento do Plano Safra - Na última quarta-feira (03/07), o Governo Federal fez o lançamento do Plano Safra em duas cerimônias no Palácio do Planalto. Pela manhã, às 10h, foi apresentado o Plano Safra da Agricultura Familiar, sob a liderança do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira. Já à tarde, às 15h, o Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, conduziu o lançamento do Plano Safra Empresarial.
O evento reuniu ministros, parlamentares e representantes de entidades da sociedade civil organizada, refletindo a amplitude e a importância atribuída ao setor agropecuário no Brasil.
A iniciativa deste Plano Safra libera um total de R$ 476 bilhões para o financiamento da agricultura e da pecuária no Brasil até junho de 2025. Este valor substancial destina-se a fomentar o crescimento e a inovação no setor, crucial para a economia brasileira. O lema do Plano este ano é “Plantar com responsabilidade, colher oportunidades”. O plano oferece linhas de crédito mais atrativas do que as disponíveis no mercado, são linhas que apoiam os produtores rurais em um momento de desafios econômicos globais.
Para aprofundar a discussão e explorar as oportunidades geradas pelo novo Plano Safra, o Sistema Ocepar organizará o Fórum Plano Safra na próxima segunda-feira, 8 de julho, às 14h. Na oportunidade, Wilson Vaz de Araújo, secretário adjunto de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária vai apresentar e comentar as medidas anunciadas para o Plano Safra 2024/2025.