RELAÇÕES INSTITUCIONAIS: Criação de novo ministério é um dos destaques do Informe Semanal

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

 

relacoes instituicionais 15 09 2023A Coordenação de Relações Institucionais do Sistema Ocepar, vinculada à Gerência de Desenvolvimento Técnico (Getec), publicou, nesta sexta-feira (15/09), o Informe Semanal referente ao período de 11 a 15 de setembro. O setor foi criado com o propósito de fazer o acompanhamento das matérias de interesse do cooperativismo em discussão tanto no Congresso Nacional como na Assembleia Legislativa do Paraná, das leis publicadas no âmbito do executivo (federal, estadual e municipal), além de outros temas vinculados às áreas de atuação das cooperativas do Paraná. Confira abaixo os destaques do boletim.

Governo cria novo ministério e da posse a novos ministros - Após período de extensa negociação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), editou decretos que nomeiam os ministros André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (REP-PE) para assumir as pastas do Esporte e Portos e Aeroportos respectivamente. Essa decisão resultou na inclusão de um membro do Progressistas e outro do Republicanos no governo, ocupando vagas que anteriormente eram de indicação partidária e também pessoal do presidente, ocupadas por Ana Moser, uma ex-atleta, e Márcio França, um aliado do PSB (a sigla do vice-presidente Geraldo Alckmin). França será transferido para o novo Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.

Essas nomeações resultaram na saída de uma ministra técnica da pasta para a inclusão de um ministro partidário, e a fragmentação do Ministério da Indústria e Comércio, já coordenado pelo PSB, para contemplar a nova pasta de Marcio França.

Com a inclusão de novos partidos na equipe ministerial o governo pretende ampliar a coalizão de governo, ampliando assim a base de apoio no legislativo. Mesmo com a nomeação dos quadros do PP e Republicanos no governo, ambos os partidos declararam que continuarão com postura de independência na Câmara.

Com a nova configuração, a Explanada passa a contar com 38 ministérios.

Mapeamento e minirreforma eleitoral - O boletim da Coordenação de Relações Parlamentares também apresenta um mapeamento dos ministros e traz informações sobre a aprovação do projeto que trata da minirreforma eleitoral na Câmara dos Deputados.

Clique aqui e confira na íntegra o Informe da Coordenação de Relações Institucionais da Ocepar

 

Conteúdos Relacionados