RAMO TRANSPORTE II: 22 cooperativas faturam R$ 190 milhões
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Segundo João Gogola Neto, coordenador de Desenvolvimento Cooperativo da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), o ramo de transporte é um dos que mais crescem nos últimos anos. Em 2011, o faturamento das 23 cooperativas do setor aumentou 13% atingindo R$ 190 milhões. Das 23 unidades, 20 atuam no transporte de cargas, uma no de passageiros e uma no setor náutico. No total, são 1.789 cooperados que operam uma frota de 2.747 caminhões. ''A principal justificativa para o crescimento do ramo é a sua organização interna. As cooperativas estão indo atrás de novos clientes'', ressalta.
Pagamento - Outra razão, segundo ele, é que uma mudança na forma de pagamento dos caminhoneiros autônomos, determinada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), estaria favorecendo a contratação de pessoas jurídicas. ''Os autônomos estão com dificuldades de prestar serviços para grandes embarcadores. Os clientes estão preferindo trabalhar com cooperativas'', avalia.
Agricultura - De acordo com Gogola Neto, o transporte no Paraná está estreitamente relacionado com a agricultura. ''À medida que as safras aumentam, as cooperativas de caminhoneiros também crescem'', salienta. (Folha de Londrina)