RAMO TRANSPORTE: Dirigentes avaliam ações do ano e discutem plano para 2013

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR) promoveu o Fórum das Cooperativas do Ramo Transporte, na manhã desta quinta-feira (22/11), na sede da Cooperativa Batavo, em Carambeí, na região paranaense dos Campos Gerais. O evento teve participação de 23 dirigentes que estiveram reunidos para fazer uma avaliação das atividades realizadas em 2012 e discutir o planejamento para 2013. O Sescoop/PR esteve representado pelo gerente de Desenvolvimento Humano, Leonardo Boesche, pelo coordenador de Desenvolvimento Cooperativo, João Gogola, e pelos analistas Jessé Rodrigues, Fernando Mendes, Edson Luis Carvalho de Souza e  Emerson Barcik. Houve ainda a participação do contador da Fecoopar, Carlos Gonçalves.

Ações - O evento foi aberto pelo presidente do Sincoopar Transportes e da cooperativa Coptrans, Dorival Bartzike. Na sequência, João Gogola apresentou um balanço sobre as ações realizadas pelo Sistema Ocepar em defesa das demandas do ramo transporte, como participação em reuniões, audiências públicas e eventos diversos ocorridos em Brasília, Curitiba e interior do Estado, destinados a discutir temas diversos e normativos, como a Lei 12619/12, conhecida como a Lei do Motorista; a resolução da ANTT 3658, que trata da conta frete; a resolução do Contran 403/2012, sobre a tolerância de peso por eixo dos caminhões, entre outros itens. “Sem dúvida nenhuma, nossa maior conquista foi a redução de 40% para 10% da base de cálculo do Imposto de Renda para o transportador autônomo que valerá a partir de janeiro de 2013. Temos que comemorar essa medida, que foi estabelecida por meio do artigo 18, da Medida Provisória 582, publicada no dia 20 de setembro”, destacou Gogola.

Oportunidade - “Com essa redução do Imposto de Renda a partir de janeiro, com certeza teremos mais oportunidades de crescer”, disse José Ângelo Faria, presidente da Cooperfax, sediada em Faxinal e que opera com o transporte de grãos. Constituída no mês de janeiro deste ano, a cooperativa possui 42 cooperados. Faria disse ainda que sempre procura participar dos Fóruns do ramo transporte promovidos pelo Sescoop/PR. “É importante para ficarmos atualizados em relação às leis e sobre as novidades que estão por vir”, acrescentou.

Ramo transporte – No Paraná, o ramo transporte é composto por 26 cooperativas registradas no Sistema Ocepar, das quais 24 atuam com transporte de cargas, uma com transporte náutico e uma com transporte de passageiros. O segmento contempla 1.900 cooperados, 220 funcionários e vem crescendo a uma média de 15% ao ano, de acordo com os indicadores econômicos apresentados pelo analisa Jessé Rodrigues ao final do evento. “Em 2011, o ramo transporte atingiu R$ 211,6 milhões de movimentação econômica e até o mês de setembro deste ano já havia faturado R$ 170 milhões”, frisou.

 {gallery}noticias/2012/novembro/22/Ramo_Transportes/{/gallery}

 

Conteúdos Relacionados