RAMO SAÚDE: Sistema Unimed discute projetos prioritários com parlamentares
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Os projetos prioritários do cooperativismo relacionados ao ramo saúde e em tramitação no Congresso Nacional estiveram em debate, nesta terça-feira (10/04), durante o um encontro promovido pelo Sistema Unimed na sede da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), em Brasília (DF), com a participação de diversos parlamentares. O Paraná esteve representado pelo senador Sérgio Souza e pelos deputados federais Abelardo Lupion, Eduardo Sciarra, Dilceu Sperafico, Alex Canziani, Reinhold Stephanes, Osmar Serraglio, André Zacharow, Luiz Nishimori e Luiz Carlos Setim. Também prestigiaram o evento o presidente da Federação Unimed Paraná, Orestes Medeiros Pullin, o presidente e o superintendente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski e José Roberto Ricken, respectivamente, e dirigentes das organizações de outros estados.
.
Mesa de abertura - O senador Waldemir Moka, presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), e o deputado federal Lelo Coimbra, representante do ramo Saúde na Frencoop, compuseram a mesa de abertura, juntamente com o diretor-presidente do Sistema Unimed, Eudes Aquino, o representante nacional do ramo Saúde na OCB e coordenador do Comitê Político Nacional do Sistema Unimed, José Abel Ximenes, e o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
Ato cooperativo e ato médico - Durante as discussões, os projetos ligados ao ato cooperativo e seu adequado tratamento tributário e ao ato médico foram destacados como os que necessitam de uma definição urgente para conferir maior segurança ao sistema, sendo que o primeiro deve beneficiar todos os ramos do cooperativismo, além da saúde. O senador Moka se comprometeu em fazer todos os esforços no Congresso para que as matérias sejam votadas em plenário ainda nesse ano.
Oportunidade ímpar - Eudes Aquino lembrou que será uma oportunidade ímpar para o cooperativismo essa possibilidade dos projetos de maior envergadura para o cooperativismo serem levados à discussão no Congresso Nacional, especialmente porque a Organização das Nações Unidas declararam 2012 como Ano Internacional das Cooperativas.