RAMO SAÚDE IV: Unimed Londrina sedia encontro sobre Instituto de Responsabilidade Social
- Artigos em destaque na home: Nenhum
No último dia 14 de outubro, a Unimed Londrina sediou o encontro “Investigação Apreciativa sobre o foco de atuação do Instituto de Responsabilidade Social da Unimed”. A criação do instituto é uma das iniciativas estratégicas que busca cumprir os objetivos estipulados no Mapa Estratégico para que a Unimed Londrina seja a melhor cooperativa médica do Brasil até 2014. O encontro reuniu colaboradores, fornecedores, imprensa, clientes, membros de entidades governamentais, poder público, entre outros, no auditório da sede.
Novos rumos - Após a primeira reunião, realizada em agosto, foram traçados os principais objetivos e desafios da iniciativa, que visa contribuir com os novos rumos da cooperativa e constituir uma identidade organizacional que permita fortalecer a marca da Unimed. Com o Instituto, a Cooperativa pretende promover a integração e a responsabilidade social, além de manter a competitividade no mercado – utilizando os pilares da sustentabilidade (financeiro, social e ambiental).
Acompanhamento - O encontro teve acompanhamento da Adetec – Associação de Desenvolvimento Tecnológico de Londrina e Região, que coordena o programa de Inovação Sistêmica, o qual a Unimed Londrina e outras 10 empresas da cidade fazem parte. Rosi Sabino, coordenadora da Adetec, e a consultora convidada, Gislane Syllos, foram as facilitadoras do evento. Elas sugeriram utilizar o método da investigação apreciativa, que permite identificar o foco de atuação e a missão do Instituto Rosi Sabino elogiou a abertura que a Unimed deu para a realização desse encontro envolvendo vários públicos. “Mostra que o projeto está nascendo em campo sólido. É muito importante esse envolvimento de vários públicos.”
Foco de atuação - Divididos em grupos, os participantes discutiram que foco de atuação o Instituto iria seguir e também criaram protótipos em cartazes e em Power Point para inspirar a identidade da organização. André Gonçalves, da Embra Gráfica – empresa fornecedora da Cooperativa – achou gratificante ter participado do encontro. “Foi importante para adquirir mais conhecimento no assunto. Espero que o Instituto possa realmente atingir os objetivos e levar a conscientização para toda a sociedade”, ressalta.
Resultado positivo - Para Gislane Syllos, o resultado do encontro foi positivo e atendeu as expectativas. “Acredito que conseguimos atingir nossos objetivos, pois o encontro reuniu um público qualificado e participativo. Se outras empresas buscarem nos seus pares a solução para a criação de projetos como este da Unimed, a cidade vai ganhar muito”, afirma.
Relatório – Seguindo os próximos passos, facilitadoras apresentaram um relatório com os resultados da investigação apreciativa, na semana passada. De acordo com a especialista em RSE da cooperativa, Fabianne Piojetti, depois, os resultados serão mostrados à superintendência. “Vamos analisar os resultados e a partir desta ação definir o foco do instituto de Responsabilidade Social junto com a equipe de projetos”. (Imprensa Unimed Londrina)