RAMO SAÚDE II: Unimed Londrina investe no desenvolvimento de líderes
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Desenvolver as competências em todos os níveis liderança, de acordo com a Gestão por Competências, implantada na Cooperativa desde 2008. Este é o objetivo do Programa de Desenvolvimento de Lideres que está acontecendo desde julho deste ano, na Unimed Londrina.
Módulos - O programa, tanto para os gestores quanto para os analistas, é composto por 6 módulos, que seguem até novembro, com duração de 4 horas cada um. Nos dois casos, o objetivo é “desenvolver a competência e a liderança”, explica a gestora da ADH – Assessoria de Desenvolvimento Humano, Lucia Baum. “Mas os programas guardam diferenças entre si, considerando o nível de entrega de cada grupo e, principalmente, as competências que desejamos desenvolver. Enquanto para os analistas o foco principal é a liderança, para os gestores o objetivo é um pouco mais abrangente, focando a gestão de pessoas”, conclui.
Coaching - Para que o processo de formação de lideranças seja completo, os superintendentes são envolvidos no ciclo de capacitação com um processo de coaching, que tem por objetivo alinhar os interesses e as competências pessoais e funcionais às competências organizacionais da empresa. “Esse alinhamento, falar a mesma língua, é prioritário para a construção de uma empresa melhor. Diferente no seu posicionamento de mercado, mas guardando a sua essência, que é o cooperativismo médico”, explica o executivo de Desenvolvimento Estratégico da Cooperativa, Weber Guimarães.
Pessoas e competências - Segundo ele, a Unimed Londrina tem investido muito no desenvolvimento de pessoas e competências, por considerar as inúmeras mudanças que temos à nossa frente nos próximos anos. “Temos toda a discussão sobre remuneração médica, o relacionamento dos médicos com as instituições de saúde, em especial as operadoras e um modelo de negócio que precisa ser mudado com urgência. Para enfrentar todos esses desafios, temos que ter pessoas capacitadas em todos os níveis. Por isso, este investimento em capacitação é estratégico”, conclui o executivo.
Benefícios - Para a gestora Lucia Baum, os benefícios destes treinamentos vão além da vida profissional de cada um. “Estes treinamentos fazem diferença na vida pessoal dos envolvidos, além de serem realmente importantes para o desenvolvimento profissional”, afirma. (Imprensa Unimed Londrina)