RAMO SAÚDE II: Sistema registra ausência de clientes nas consultas médicas em Londrina

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Unimed Londrina, por meio da Gestão de Relacionamento com Cooperado, em parceria com a Gestão de Tecnologia da Informação, lançou recentemente  um  software que permite às secretárias dos médicos cooperados o registro  das faltas de clientes nos procedimentos médicos, informando o nome do paciente, bem como  a  data e  a hora da consulta que deixou de ser realizada.  A ferramenta fica na Webmed, sistema utilizado pelas secretárias dos cooperados.

Ausências - Após dois meses de testes, foram registradas 149 ausências. Thaís Jerônimo Duarte, gestora de Relacionamento com Cooperado, conta que "grande parte dos clientes que faltaram foram contatados pela equipe de Relacionamento com Clientes e o resultado deste levantamento foi repassado aos 15 médicos que participaram do projeto piloto". Thaís afirma que os próprios cooperados também relataram suas dúvidas, fizeram críticas e deram sugestões para melhorar a ferramenta.

Disponível - O sistema de registro de ausência já está disponível em todos os consultórios de médicos cooperados. Para auxiliar as secretárias foi disponibilizado um tutorial na  Webmed . Em algumas clínicas com grande número de cooperados, os consultores da Unimed Londrina farão visitas presenciais para explicar o funcionamento da ferramenta.

Contato sistematizado - egundo Thais, todos os registros de ausência serão repassados para a área de Relacionamento com Clientes, que fará contatos sistematizados com cada cliente para levantar os motivos que o levaram a faltar sem avisar com antecedência.  "Acreditamos que com este contato individual vamos conseguir conscientizar os clientes que faltam às consultas." 

Mapeamento - A cooperativa está fazendo um mapeamento do volume de registros até o momento e do número de cooperados que aderiram à ferramenta. Durante os próximos três meses será feito um acompanhamento para tabulação das pesquisas, análise dos dados e mensuração dos resultados. "A partir desse monitoramento inicial iremos definir a meta para acompanhamento de redução das ausências e a tratativas para os casos reincidentes", comenta Thaís. (Imprensa Unimed Londrina)

Conteúdos Relacionados