RAMO SAÚDE I: Qualificar é o principal desafio do setor, diz presidente da Unimed Curitiba
- Artigos em destaque na home: Nenhum
{gallery}noticias/2011/Junho/14/201161415480/{/gallery}"O principal desafio desse segmento é qualificar. É mostrar que existe qualidade de atendimento, preocupação com o bem estar do indivíduo, incentivar as boas práticas de medicina e, principalmente, promover a saúde", afirmou, na manhã desta terça-feira (14/06), o presidente da Unimed Curitiba, Sérgio Ioshii, durante visita realizada ao presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski. Ainda de acordo com ele, hoje o cooperativismo de saúde é uma realidade e ocupa um importante espaço no atendimento à população brasileira. "As cooperativas do Sistema Unimed são as principais estruturas que ofertam planos e cuidam da saúde na área privada no Brasil", ressaltou. Após o encontro com Koslovski, Ioshii fez a abertura do 1º Encontro de Fornecedores da Unimed Curitiba, que está sendo realizado na sede da Ocepar.
Projeção - O presidente da Unimed Curitiba disse que a cooperativa médica projeta alcançar R$ 1,3 bilhão de faturamento neste ano. "Em torno de 86% desse valor será repassado à rede de prestadores, aos médicos cooperados e aos nossos fornecedores. E uma parte vai ser utilizada também para que possamos exercer o sétimo princípio do cooperativismo que é a preocupação com a comunidade e com o meio ambiente. São atividades de responsabilidade social que a Unimed Curitiba realiza de forma organizada e transparente em prol da comunidade". Ele citou como exemplos o Programa Cooperando com a Educação, que estimula o hábito da leitura, incentiva a cultura e contribui para o desenvolvimento intelectual de vários estudantes por meio da doação de livros e computadores para as escolas. Também, a Escola de Basquete coordenada pela ex-jogadora Hortência, que atende crianças e adolescentes entre 11 e 17 anos; as atividades físicas fornecidas aos idosos a partir dos 60 anos e o apoio aos eventos esportivos em Curitiba e região metropolitana, como maratonas e corridas.
Estabilidade - A Unimed Curitiba possui quatro mil médicos cooperados e irá realizar um processo de filiação no segundo semestre visando absorver cerca de 600 novos associados, informou ainda Ioshii. Atualmente, a cooperativa médica atende quase 560 mil clientes e atravessa uma fase de estabilidade. "A Unimed Curitiba passou por um período de recuperação econômico, financeira e administrativa desde 2002. Estamos numa fase de estabilização, investimos em tecnologia de informação desde o ano passado e estamos conseguindo esse novo ambiente tecnológico. A partir de agora, investiremos em reconhecer a boa prática médica, coibir os abusos e, principalmente, criar indicadores que informem a qualidade do atendimento. Depois, partiremos para um novo ambiente de relacionamento com a rede de prestadores, com os médicos cooperados e, claro, preocupados com uma boa medicina para os nossos clientes", disse. "Acreditamos ainda que, com esse novo ambiente tecnológico, possamos, gradativamente, melhorar a remuneração dos nossos médicos, que é a grande preocupação hoje da Unimed Curitiba", completou Ioshii.