RAMO SAÚDE I: Presidente da Unimed Maringá defende a prevenção de doenças

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Ramo Saude Unimed 0506121Ao participar, na noite de 30 de maio, do Ciclo de Palestras "Maringá em Foco", promovido pela Rádio CBN, o presidente da Unimed Regional Maringá, médico Daoud Nasser, disse que se faz necessária uma mudança de paradigma na medicina brasileira. Segundo ele, é preciso que a população se conscientize da necessidade de promover a saúde e prevenir doenças. "Esse é o nosso grande desafio", afirmou, enfatizando que vivemos em um sistema "hospitalocêntrico", muito curativo e pouco preventivo.

 

Retorno garantido - De acordo com o presidente, além de trazer mais satisfação às pessoas, a prevenção oferece retorno garantido em forma de qualidade de vida. Hoje, acrescentou, 62% das cooperativas médicas no Brasil proporcionam programas de prevenção reconhecidos pela Agência Nacional de Saúde (ANS). "Temos que deixar de lado o modelo assistencial e virar esse jogo", acrescentou.  

 

Cultura - Conforme Daoud Nasser, o brasileiro ainda não tem a cultura ou a preocupação de prevenir doenças, fator que sobrecarrega o custo assistencial. Um custo que, explicou, tende a aumentar cada vez mais em razão do gradativo envelhecimento da população. "De um lado, a ciência está conseguindo prolongar a vida, mas de outro há um custo elevado a considerar e que somente pode ser enfrentado se as pessoas adquirirem hábitos mais saudáveis desde cedo, de modo a prevenir doenças".

 

Estatística - Ele citou ainda que 30% da população brasileira são acometidos, ao menos, de uma doença crônica e que, na faixa dos 65 anos, por exemplo, uma pessoa pode sofrer de várias enfermidades, agravadas pelo consumo de álcool, o tabagismo, a alimentação desbalanceada, o estresse e o sedentarismo. (Imprensa Unimed MaringáRamo Saude Unimed 0506122

Conteúdos Relacionados