RAMO SAÚDE: Há 16 anos a Unimed é Top of Mind
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Pelo 16º ano consecutivo, a Unimed conquistou o Top of Mind como a marca de planos de saúde mais lembrada entre os brasileiros. A premiação, baseada em pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, apontou o nome da cooperativa como o primeiro que vem à cabeça de 31% dos respondentes. A cerimônia oficial de entrega ocorreu no dia 28 de outubro. A lembrança fica ainda maior quando dividida por classe social, atingindo 47% da população de maior poder aquisitivo, 44% com aqueles que são mais escolarizados, 42% entre as classes A/B e, por fim, na região Sul o índice é de 43%.Outras operadoras - Além dela, as operadoras Amil, Sul América Saúde e Golden Cross também foram citadas, no entanto, a margem de diferença foi grande, respectivamente, 4% e empate de 2%. A pesquisa aponta ainda que 38% dos ouvidos não sabem informar uma assistência médica, sendo este serviço desconhecido ou ignorado. Atualmente, o Sistema Unimed possui 34% de participação no mercado de saúde suplementar, se comparado com os números da pesquisa, vê-se uma equivalência dos valores.
Revista - As marcas mais lembradas pelos brasileiros são reunidas em uma publicação, que foi encartada na edição do último dia 29 do jornal Folha de S. Paulo. Na matéria "Hora de fazer as contas", a Unimed figura ao lado de Visa, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Na reportagem, para a qual Eudes de Freitas Aquino, presidente da Confederação, concedeu entrevista, alguns números do Sistema são citados. A revista destaca a quantidade de clientes, ao todo 15,8 milhões, além das 377 cooperativas presentes em 4.125 municípios. Ela ressalta também os investimentos sociais das cooperativas, que beira R$ 1 bilhão, e ainda o patrocínio esportivo, a exemplo das placas em estádios durante os jogos do Campeonato Brasileiro.
Metodologia - Realizado há 19 anos, o Top of Mind é fruto de uma pesquisa feita pelo Instituto Datafolha. São 5.667 entrevistas com a pergunta: "qual a primeira marca que lhe vem à cabeça quando se fala em plano de saúde?". Os respondentes não recebem opções, ou seja, citam o produto ou serviço espontaneamente. O retorno mede o chamado awareness, termo em inglês que significa consciência, percepção e identifica as marcas mais conhecidas pelos entrevistados. (Imprensa Unimed Brasil)