RAMO SAÚDE: Capital Federal recebe eventos da Unimed

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Dirigentes, cooperados, parlamentares e outras personalidades estiveram em Brasília (DF), no dia 16 de fevereiro, para prestigiar um jantar promovido pela Confederação - organizado pelo Escritório Regional de Brasília. Antes da solenidade, houve também, pela manhã, duas reuniões tradicionais do Sistema - a do Conselho Confederativo e a do Fórum Nacional Unimed. Na pauta da reunião do Conselho, um dos itens abordados foi a questão da contratação da prestação de serviços prestados pela Seguros Unimed, a qual foi aprovada. Trata-se do projeto Moeda Única, cujo objetivo é valorizar a remuneração médica e estabelecer padrão de relacionamento com os prestadores. Houve, ainda, uma discussão sobre a Instrução Normativa nº 28, que trata da rede médica assistencial, e da Consulta Pública nº 37.

CATI - Além disso, os membros aprovaram a norma para a criação da Comissão de Apoio Técnico à Tecnologia da Informação (CATI). Este grupo tem como objetivo simplificar e normatizar o mecanismo de aprovação das regras relacionadas à Tecnologia de Informação, pelo ponto de vista estritamente técnico, além de permitir a criação de subgrupos de apoio para discussão de assuntos específicos de determinadas competências da área de TI. O CATI será composto por um núcleo central integrado por representantes técnicos, um titular e um assessor, de cada Federação Estadual ou Regional do Sistema Unimed.

 

Câmara de Compensação - Por fim, o diretor Financeiro da Confederação, Euclides Malta Carpi, fez uma apresentação sobre a Câmara de Compensação Nacional, explicando o conceito de "clearing house" e mostrando o ciclo de liquidação, além de apontar as câmaras regionais já existentes e outras questões. A Câmara de Compensação Nacional traz uma metodologia de mecanismos administrativos financeiros para o processamento da compensação dos valores faturados entre as Unimeds no Brasil. A agilidade e simplicidade de operacionalização, os processos padronizados e a informatização do processo são algumas das vantagens apresentadas.

 

Fórum- Já o Fórum Nacional Unimed tratou da votação sobre a revisão das regras contidas no Manual de Intercâmbio Nacional, que foram aprovadas.

 

Jantar - Após as reuniões, na parte da noite, a Confederação promoveu um jantar no Restaurante Porcão, do qual participaram 212 pessoas, entre representantes de entidades parceiras, dirigentes e parlamentares (40 políticos, entre deputados e senadores). Na ocasião, foi lançada a publicação "Ações Político-Institucionais da Unimed - Agenda 2011", que contém um panorama das novas ações políticas desenvolvidas pela Confederação e as prioridades legislativas do Sistema Unimed. Também foi apresentado o Comitê Político Nacional do Sistema Unimed, que consolida a proposta de um novo modelo de atuação da marca sobre os poderes Legislativo e Executivo. "O evento foi mais uma oportunidade de interlocução política e também de mostrarmos aos parlamentares a identidade cooperativista e a importância deste modelo para o país, além de se constituir em ponto de partida para um trabalho conjunto", declarou o presidente da Unimed do Brasil, Eudes Aquino.

 

Marco - Já o assessor da Diretoria, José Abel Ximenes, ressalta que "a criação deste Comitê constitui-se em mais um marco da atual gestão da Unimed do Brasil, em especial do seu presidente, Eudes de Freitas Aquino, fruto de um trabalho coletivo, que tivemos a responsabilidade e ao mesmo tempo a honra de coordenar. Agradeço a todos que direta ou indiretamente contribuíram para o sucesso deste evento. Conclamamos os dirigentes para que nos ajudem a tornar o Comitê Político um instrumento de interlocução com os Três Poderes da República, e em especial com o parlamento brasileiro". (Imprensa Unimed Brasil)

Conteúdos Relacionados