RAMO SAÚDE: Campanha 'Amigos da Medula' mobiliza Santo Antônio da Platina

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A campanha “Amigos da Medula” contagiou Santo Antônio da Platina,no Norte Pioneiro, no dia 13. Diversas ações foram realizadas para incentivar o cadastramento de doadores no Banco Nacional de Medula Óssea. O evento idealizado pelo casal Marcos e Glauce Almeida contou com o apoio da Unimed Norte Pioneiro, Igreja Metodista, Extinpel, Sesi/Santo Antônio da Platina. Ao todo 583 doadores foram cadastrados.

 

Atividades - As atividades começaram com uma ginástica laboral, coordenada pela empresa Extinpel, entre os voluntários. Em seguida, os voluntários realizaram uma passeata pela cidade divulgando o evento. No local da coleta, o Grupo Metodista animava os doadores com uma manhã musical. Muitos voluntários contribuíram no cadastramento das fichas e nas organizações das filas.

 

Unimed - A Unimed Norte Pioneiro participou com sua equipe de enfermagem e sua ambulância e colaborou com a coleta do material. O Sesi/Santo Antônio da Platina realizou aferição da pressão arterial e cálculo IMC. Devido à procura de voluntários ser superior ao esperado, muitos não conseguiram realizar a doação do material. Glauce disse que ela e o esposo pretendem conversar novamente com o Hemocentro para verificar se há a possibilidade de realizar uma nova ação. Ao finalizar, Glauce agradeceu aos parceiros, os quais contribuíram para o sucesso do evento, e às pessoas que se disponibilizaram em participar do cadastramento.

 

Fila de espera - O casal Marcos e Glauce Almeida idealizaram este evento em homenagem ao filho Estevão Almeida, diagnosticado com leucemia. Sem o resultado esperado no tratamento, os médicos informaram que seria necessário o transplante, mas devido a complicações não houve tempo hábil para a sua realização. Apesar da perda, decidiram lutar pelos que se encontram na fila de espera e organizaram a campanha “Amigos da Medula”. (Imprensa Unimed Norte Pioneiro)

Conteúdos Relacionados