RAMO CRÉDITO: OCB apresenta proposta para criar fundo garantidor de crédito
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O Conselho Consultivo de Crédito da Organização das Cooperativas Brasileiras (Ceco/OCB) apresentou, nesta terça-feira (23/08), ao Banco Central (BC) proposta para a criação de um único Fundo Garantidor de Crédito (FGC) para as cooperativas do setor. Durante a manhã, o grupo se reuniu para acertar os últimos detalhes do projeto, para ser entregue aos técnicos dos departamentos de Normas (Denor), de Organização (Deorf), e de Supervisão de Cooperativas (Desuc) do BC.
Evolução - Segundo o coordenador nacional do Ceco, Manfred Dasenbrock, as discussões sobre o FGC já evoluíram muito e a intenção é apresentar um modelo que traga mais segurança aos cooperados. “As cooperativas de crédito vão contribuir com uma porcentagem dos depósitos para a manutenção do FGC”, disse.
Resolução - Outro assunto tratado na reunião e levado ao BC foi a Resolução 3.859/10, do Conselho Monetário Nacional, sobre a aplicação de princípios de governança corporativa. Para facilitar o processo, Manfred Dasenbrock explicou que Ceco fez um cronograma de reuniões com base no acordo de cooperação técnica entre a OCB e o BC para discutir o tema.
Saiba mais – O FGC é um mecanismo de proteção aos correntistas, poupadores e investidores, que permite recuperar os depósitos ou créditos mantidos na instituição financeira, em caso de falência, liquidação ou intervenção. Todas as instituições financeiras e associações de poupança e empréstimo são associadas obrigatoriamente ao FGC e contribuem com 2% dos depósitos para a manutenção do fundo. Atualmente, o FGC não oferece cobertura aos depósitos de associados de cooperativas de crédito. Cada sistema cooperativo possui um fundo próprio para atender às necessidades dos cooperados.
RadioCoop - Ouça na RádioCoop a entrevista do coordenador nacional do Ceco, Manfred Dasenbrock sobre o assunto (www. ). (Informe OCB)