RAMO CRÉDITO II: Sicredi União promove AGE para alterar estatuto

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Para adequar-se às recentes exigências impostas pelo Banco Central ao segmento de cooperativas de crédito, a Sicredi União Paraná promove, nesta quinta-feira (13/10), a partir das 18h30, na Associação Cocamar, em Maringá, uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE). O evento finaliza um ciclo de reuniões promovidas nas últimas semanas, com associados, em todos os municípios onde a instituição possui unidades de atendimento – nas regiões norte e noroeste do Estado. 

 

Conselho - Uma das modificações, segundo explica o presidente da cooperativa, Wellington Ferreira, é determinada pela Lei Complementar 130/2009: a partir de agora, o Conselho de Administração não poderá mais contratar diretores executivos. Seus nomes devem fazer parte do novo Conselho, com 15 integrantes, entre os quais o presidente, o vice-presidente e 13 conselheiros-adjuntos.

 

Correção - Outra mudança é referente ao capital social dos associados, que passa a ser remunerada, tendo como base mínima a correção da poupança e, máxima, a taxa da Selic. Os valores, para isso, serão provenientes das sobras anuais, após aprovação em Assembleia Geral Ordinária de prestação de contas do exercício. Por outro lado, conforme determinou a Resolução 3.859 de 28/5/2010 do BC, as cooperativas de crédito não estão mais autorizadas a adotar capital rotativo.  “Com isso, estamos aprimorando o processo de governança e fortalecendo instrumentos para a perpetuação da cooperativa”, resume. (Imprensa Sicredi União)

Conteúdos Relacionados