RAMO CRÉDITO II: Colaboradores do Sicredi são recebidos por cooperativa dos EUA

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Colaboradores do Sicredi visitaram no dia 12 de setembro de 2011, a sede da Amoco Credit Union, cooperativa de crédito sediada em Houston, Texas, nos Estados Unidos, para intercâmbio de informações. A agenda iniciou com uma reunião com o diretor executivo da cooperativa, Schawn Bailey, que explanou sobre o histórico da cooperativa, sua missão e visão. Neste ponto, Bailey reforçou a importância de se ter essa missão expressa de forma simples para que possa de fato ser internalizada pelos colaboradores na sua prática.

 

Crescimento – De acordo com ele, a cooperativa obteve bom crescimento até o ano de 2000, quando houve uma estagnação na base de sócios e os resultados financeiros não foram bons. Após este período de crise enfrentada pela cooperativa, seus gestores fizeram grande investimento em marketing, que resultou num crescimento significativo. Hoje, 50% do total da população de Texas City, ou seja, 40 mil pessoas, são associados da cooperativa.

 

Desafio - No entanto, o maior desafio da Amoco continua sendo o crescimento da base de associados. Neste sentido, também foi realizado um forte investimento em capacitação visando melhorar o relacionamento através da qualidade do atendimento e demandas por produtos e serviços. Na sequência, o CEO da cooperativa apresentou o organograma da empresa, estratégias de aproximação com seu quadro social e sobre sua forma de relacionamento com a comunidade.

 

Gestores – Depois, a equipe do Sicredi foi apresentada ao grupo dos principais gestores das áreas de Negócio da Amoco, formado por executivos de varias áreas: crédito, investimentos, atendimento ao associado, call centers, cartões, entre outros. Como destaque de boas práticas, a cooperativa possui um atendimento muito personalizado, onde seus colaboradores atuam como consultores financeiros dos associados. Um exemplo claro é a unificação das informações do crédito tomado entre as instituições financeiras, que permite centralizar todo o crédito tomado em uma única operação.

 

Sicredi – Sobre o Sicredi, o grupo de brasileiros destacou a forma de atuação da estrutura do Sistema, destacando o consórcio como um produto diferenciado no mercado brasileiro. Outra informação que chamou a atenção dos executivos da Amoco foram os programa sociais, especialmente a reunião de boas-vindas do Programa Crescer, como forma rápida e efetiva de negócios com novos associados. Uma visão simplificada sobre a regulamentação e exigências legais também foi apresentada, onde os gestores destacam a pouca flexibilidade e a alta exigência dos órgãos governamentais em relação ao controle na movimentação financeira dos associados.

 

Sincronia - “Há uma forte sincronia entre todas as áreas, alinhando ações de relacionamento e comerciais, com foco comum e claro - prestar os melhores serviços financeiros aos seus sócios, seguindo sempre a missão da empresa”, observou a assessora de Comunicação e Marketing da Sicredi Ouro Verde MT, Rosane Vilas Boas. “A constante capacitação do quadro de colaboradores da Amoco nos impressiona e resulta na alta qualidade na entrega de produtos e serviços. Este também é um grande investimento do Sicredi. No entanto, nossa busca por envolvimento do quadro social é mais intensa, e nossos resultados também impressionam nossos anfitriões e mostram que estamos no caminho certo, buscando aproximação e entendimento com o associado através dos nossos programas sociais”, conclui a assessora de Programas Sociais da Central Sicredi PR/SP, Eliane Goulart. (Com informações da Sicredi PR/SP)

{gallery}noticias/2011/Setembro/13/2011913143921/{/gallery}

Conteúdos Relacionados