RAMO CRÉDITO I: Presidente do Sicoob Confederação assume coordenação do Ceco/OCB
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O presidente do conselho de administração do Sicoob Confederação, José Salvino de Menezes, assumiu no último dia 11 de maio, durante reunião ordinária, a coordenação nacional do Conselho Consultivo de Crédito da OCB (Ceco/OCB). O evento reuniu integrantes do conselho, dirigentes das cooperativas centrais do Sicoob, executivos do Bancoob, representantes do Banco Central do Brasil (BC), convidados e representantes de entidades afins. Salvino, que assume a gestão 2012/2013, sucede Manfred Dasenbrock, à frente da coordenação do Conselho nos dois últimos anos. Durante a reunião, Manfred Dasenbrock apresentou um panorama atual, incluindo ações realizadas e o andamento de outras que ficarão a cargo da nova direção.
Plano de ações - Em seu discurso de posse, José Salvino destacou a importância da continuidade do plano de ações do conselho com o objetivo de incrementar o setor cooperativista de crédito no país. “Nós continuaremos este trabalho com o intuito de promover o desenvolvimento e, para isto, é necessário que o setor fale a mesma língua, como por exemplo, nas questões tributárias”. Salvino destacou ainda o crescimento do cooperativismo de crédito nos últimos anos. “O sistema cooperativista de crédito começou a crescer a partir do momento em que o Banco Central passou a conhecer melhor o setor, o que resultou na expansão das cooperativas”, ressaltou.
Painéis - O evento teve ainda dois painéis com a participação de representantes do Banco Central, Ministério da Fazenda e Casa Civil. Além disso, foram apresentados números relativos à evolução do cooperativismo de crédito no Brasil aos presentes. O objetivo do Conselho Consultivo de Crédito da Organização das Cooperativas Brasileiras (Ceco/OCB) é propor ações voltadas ao fortalecimento e desenvolvimento do cooperativismo de crédito brasileiro.
Sobre o Sicoob - O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) possui mais de 2 milhões de associados em todo o país e está presente em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal. O Sicoob é composto por 552 cooperativas singulares, 15 cooperativas centrais e a Confederação Nacional de Cooperativas de Crédito do Sicoob (Sicoob Confederação). Compõe ainda o Sistema o Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), um banco comercial privado, sociedade anônima de capital fechado, cujo controle acionário pertence às entidades filiadas ao Sicoob, e que opera como provedor de produtos e serviços financeiros para as cooperativas. A rede Sicoob é a sexta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com aproximadamente 2 mil pontos de atendimento. As cooperativas inseridas no Sistema oferecem um amplo portfólio de produtos e serviços para seus associados e possibilita acesso a recursos financeiros especiais para empréstimo, investimento e capital de giro, com taxas e juros mais acessíveis. (Imprensa Sicoob)