RAMO CRÉDITO: Desafio do Sicoob é continuar crescendo, diz Nogaroli
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Em 2012, o Sicoob Central Paraná pretende manter o ritmo de expansão registrado no ano passado. “Em 2011, nós crescemos quase 50%, sendo que o sistema financeiro cresceu 13%, ou seja, nós obtivemos um resultado quatro vezes maior que o do sistema financeiro e precisamos continuar crescendo num ritmo de 40% a 50% ao ano. Esse é o nosso desafio”, afirmou o presidente da Central, Jefferson Nogaroli, na tarde desta quinta-feira (12/04), durante visita ao presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski. Ele estava acompanhado do diretor vice- presidente do Sicoob Sul, Alan Forti Rubira. De acordo com Nogaroli, o cooperativismo de crédito, incluindo o Sicoob Paraná, Sicredi, Unicred e demais cooperativas que operam no setor, necessita responder por cerca de 10% a 20% do sistema financeiro para ter mais força e ajudar a regular o mercado. “A nossa meta é, em algum momento até 2020, junto com outros sistemas cooperativos, passar dos 10% dos ativos do Estado”, acrescentou o presidente do Sicoob.
Resultado - Presente hoje em todo o Estado, o Sicoob Paraná está comemorando 10 anos de funcionamento, contabilizando a marca de R$ 1,1 bilhão de recursos administrados. Hoje, o sistema é composto por 19 cooperativas, 89 mil cooperados e 86 postos de atendimento. “Nós somos o sistema mais novo dentro da Confederação Sicoob Brasil. Mas eu vejo com muita alegria a nossa trajetória porque nesses dez anos nós conseguimos sair do zero para R$ 1 bilhão e atingir esse resultado foi muito gratificante. Nós desbravamos um pouco o meio urbano porque o crédito cooperativo sempre foi muito forte no interior, nas pequenas cidades e bastante vinculado às cooperativas de produção e ao setor agrícola. Mas nós conseguimos, de uma certa forma, trazer as associações comerciais, o crédito urbano e as pequenas empresas para o cooperativismo. Eu acho que isso foi um ponto saudável e positivo”, destacou Nogaroli.
Ano Internacional – De acordo com ele, o Sicoob programou uma série de eventos para comemorar os dez anos do Sicoob Paraná e, ao mesmo tempo, o Ano Internacional das Cooperativas, celebrado em 2012 em todo o mundo. “Já fizemos um encontro com os nossos colaboradores e dirigentes em março, em Maringá, e devemos fazer outros eventos, um ainda nesse semestre aqui em Curitiba e outro no segundo semestre, sempre junto com a Ocepar e com o Sebrae, para podermos juntar forças e promover eventos de maior porte”, informou.
Sebrae - Nogaroli também preside o Conselho Deliberativo do Sebrae-PR. Ele disse que a entidade tem na Ocepar uma grande parceira e, por ser entusiasta do cooperativismo, aprecia muito o Programa de Desenvolvimento Municipal, executado pelo Sebrae-PR há três anos em cidades com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Um projeto piloto está em andamento em Bom Sucesso do Sul, no Sudoeste do Estado, Carlópolis (Norte), Imbaú (Centro Sul) e Munhoz de Melo (Noroeste). “É uma iniciativa voltada a fortalecer a economia dos pequenos municípios que eu particularmente gosto muito. Nós fizemos a primeira etapa do processo mapeando a situação dos municípios, ajudando a identificar os gargalos e agora vão surgir as oportunidades. Uma das estratégias que vamos adotar, e sei que teremos o apoio da Ocepar, é a de ajudar a criar pequenas cooperativas nessas localidades, com o Sebrae incentivando as pessoas a se associarem. Há cidades que, apesar de pequenas, produzem de 30 a 40 mil litros de leite, que é vendido in natura, e nós podemos ajudar a montar uma pequena fábrica de doce, agregar valor à matéria-prima, aumentar a rentabilidade e o lucro gerado fica na própria comunidade”, completou.