RAMO CRÉDITO: Confederação de auditoria de cooperativa será constituída na próxima semana
- Artigos em destaque na home: Nenhum
No próximo dia 9, na sede da OCB em Brasília, a partir das 9h30, haverá uma assembléia das confederações e das cooperativas centrais de crédito para finalizar a constituição da Confederação Nacional de Auditoria Cooperativa (CNAC). A entidade buscará uma uniformidade na análise dos balanços das cooperativas de crédito, para atender a Resolução do Banco Central 3.442, que exige a contratação de serviços de auditoria de demonstrações contábeis.
Estatuto social - Esta auditoria pode ser feita por auditor independente ou por entidade de auditoria cooperativa destinada à prestação de serviços. Na Assembléia será discutido e votado o projeto de estatuto social e eleitos os membros dos conselhos de administração e fiscal. A constituição da entidade foi aprovada por unanimidade por representantes do Conselho Especializado de Crédito da OCB (Ceco), no dia 14 de junho. A decisão foi tomada durante reunião paralela ao 6º Seminário do Banco Central sobre Microfinanças, em Porto Alegre (RS). Entre alguns dos benefícios esperados é a maior transparência na divulgação das demonstrações contábeis (resultados) com o quadro de cooperados e entre cooperativas, melhoria na independência para condução dos trabalhos de auditoria e redução de custos e ganho em escala na gestão de instrumentos de garantia.
Avanço - Segundo o gerente de Mercados da OCB, Evandro Ninaut, a constituição da CNAC representa um importante avanço no cooperativismo de crédito brasileiro, traduzindo a comunhão de esforços e interesses do segmento, além é claro do atender a regulamentação em vigor.A reunião será coordenadada pelos membbros do Ceco: Manoel Messias, Denise Damian, Alcenor Pagnussatt e Heli Penido. (OCB)