RAMO CRÉDITO: Central Sicredi realiza Assembléia Geral Ordinária
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Foi realizada na quinta-feira (27/03), no Hotel Victoria Villa em Curitiba, a Assembléia Geral Ordinária da Central Sicredi Paraná, que contou com a presença do presidente Manfred Alfonso Dasenbrock, do vice-presidente Wellington Ferreira, do presidente do Sistema Ocepar/Sescoop-PR, João Paulo Koslovski, do Secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado, Valter Bianchini, do e do Deputado Estadual, Élio Lino Rusch. Também estiveram presentes o desembargador, Paulo Roberto Vasconcelos, o diretor administrativo do BRDE, Paulo César Furiati, representantes das 27 cooperativas filiadas à Central Sicredi Paraná, entre outros convidados.
Um ano de crescimento - A prestação de contas do exercício de 2007, conduzida pelo presidente da Central, Manfred Dasenbrock, trouxe os dados nacionais e estaduais que se destacam pelo crescimento patrimonial, de recursos administrados e da carteira de crédito. Uma relação das principais conquistas do exercício também foi pauta, entre elas: uma nova cooperativa na região metropolitana, migrações para o ramo da Livre Admissão, projetos de reestruturação organizacional, grandes investimentos em Governança Corporativa, programas sociais em plena expansão no Estado e os diversos prêmios conquistados pelo Sistema Sicredi. Todos estes dados foram contemplados no Relatório Anual da Central Sicredi Paraná, "o Catavento", entregue aos presentes.
Programa "A União faz a Vida" - O programa de educação cooperativa gestionado pelo Sistema Sicredi, "A União faz a Vida", também foi parte do evento. Todas as cooperativas filiadas que vão iniciar as articulações do programa em 2008, puderam se manifestar e entregar a carta de adesão ao presidente da Central Sicredi. Ao total foram oito novas cooperativas iniciando a implantação: Sicredi Maringá PR, Sicredi Cataratas do Iguaçu PR, Sicredi Cafelândia PR, Sicredi São Cristóvão PR, Sicredi Vale do Bandeirante PR, Sicredi Vale do Ivaí PR, Sicredi Noroeste PR e Sicredi Laranjeiras do Sul PR, o que totaliza 13 cooperativas envolvidas neste programa no Paraná.
Palestra - Outro destaque da AGO foi a palestra com o Secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado, Valter Bianchini, sobre os programas de governo da secretaria. Bianchini destacou o papel da Ocepar e das cooperativas Sicredi no desenvolvimento das políticas agrícolas no Estado. "Nas localidades onde há cooperativas atuando na região, o IDH é superior", disse. O secretário apresentou as diretrizes básicas dos programas de governo, com destaque para o programa Trator Solidário que já superou a expectativa inicial de 4.000 unidades em quatro anos; como exemplo, apenas o modelo New Holland TL75 traçado já tem uma demanda de 2.000 unidades ano. Destacou também que uma comitiva estará se reunindo na semana seguinte com o BNDES para discutir maior agilidade na liberação de recursos para o programa. (Imprensa Sicredi Central)