Programa de Educação Política produz material de orientação para eventos com autoridades
- Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 2
A conexão entre cooperativas e representantes públicos e políticos é de extrema importância para o avanço de pautas do setor. Compreender que o progresso e o desenvolvimento da atividade cooperativista passam pela busca constante de engajamento é primordial. Para auxiliar as cooperativas nesse processo, o Sistema Ocepar, através do Programa de Educação Política, produziu o Manual da Agenda Positiva de Relacionamento Institucional do Cooperativismo.
O intuito é orientar cooperativas na recepção de autoridades, especialmente em eventos oficiais. O material foi encaminhado aos representantes de cooperativas do estado que fazem parte do Programa de Educação Política do cooperativismo no Paraná. A estratégia de divulgação levou em conta o início do ano, período em que as cooperativas agropecuárias realizam seus Dias de Campo, oportunidade de falar com cooperados e empregados e de demonstrar a força do cooperativismo em todo o Paraná.
A coordenadora de Relações Institucionais do Sistema Ocepar, Daniely Andressa da Silva, celebra a iniciativa. “Em 2025, propomos às cooperativas que, junto com a Ocepar, implementem uma agenda positiva de interação com agentes públicos, buscando fortalecer o diálogo do setor com estes tomadores de decisão. Para isso, desenvolvemos um material com dicas que podem auxiliar a organização destes eventos, a partir de premissas de integridade, transparência, buscando potencializar a imagem institucional e o posicionamento estratégico do cooperativismo”.
Além de trazer orientações sobre como recepcionar autoridades públicas e políticas, o manual aborda avanços conquistados pelo cooperativismo na agenda estadual e federal. O material pode ser conferido na íntegra, clique aqui.
Cooperativas que ainda não integram o Programa de Educação Política, podem enviar email com dúvidas e solicitações para