PROGRAMA ABC: Safra recorde incentiva investimentos

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O resultado do 12º e último levantamento da safra 2010/2011, divulgado na última sexta-feira (09/09), confirmou os bons resultados do setor nas últimas safras. O recorde na produção permitiu que os produtores rurais mantivessem bons desempenhos em termos de valor de produção. “O ciclo positivo reforça o quadro de redução do endividamento, recuperação de investimentos na atividade, procura de agregação de tecnologia, renovação das máquinas dos tratores das colheitadeiras, busca de tecnologia, maior apetite para fazer investimentos na propriedade, como o uso a linha de crédito do ABC”, explica o secretário-executivo do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, José Carlos Vaz. O secretário se refere ao programa Agricultura de Baixo Carbono lançado para incentivar a aplicação de técnicas sustentáveis na lavoura.

 

Margens positivas - Em relação ao cenário para safra 2011/2012, Vaz afirmou que as expectativas são também de uma temporada de boa produtividade e produção e que deverá ainda apresentar margens positivas para os produtores, mesmo que os preços fiquem possivelmente abaixo dos que estão sendo praticados em 2011. “A safra que está sendo plantada dará uma contribuição positiva ao setor em termos de abastecimento e também em termos de contenção dos preços aos consumidores”, afirma.

 

Produção - A produção nacional de grãos durante o ciclo 2010/2011 deve chegar a 162,9 milhões de toneladas, confirmando o recorde histórico previsto nas estimativas anteriores. O volume representa aumento de 9,2% em relação à safra anterior (2009/2010), que registrou 149,2 milhões de toneladas de grãos. O bom resultado se deve, principalmente, às condições climáticas favoráveis na maioria das regiões produtoras. (Mapa)

Conteúdos Relacionados