PROCOOPE APOIA COOPERATIVAS ESCOLA

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Ocepar e o Sescoop Paraná devem assinar, em breve, com a Agência para o Desenvolvimento do Ensino Técnico do Paraná (Paranatec), convênio visando dar apoio permanente às cooperativas escolas que funcionam junto aos colégios agrícolas, que passaram a se chamar de Centros Estaduais de Educação Profissional - CEEP's Agrícolas do Estado do Paraná. A assinatura do convenio foi proposta durante reunião realizada ontem (3), entre Izaías Gonçalves Lopes, coordenador do Programa Integral de Apoio às Pequenas Cooperativas (Procoope) do Sescoop PR e do assessor João Gogola, com o diretores da Paranatec. Na reunião foram tratados diversos temas relacionados com as cooperativas que funcionam junto a estes colégios agrícolas. Os representantes do Sescoop-Pr expuseram aos representantes da área educacional do Estado a necessidade das cooperativas funcionarem de acordo com a legislação ou, caso contrário, encerrarem suas atividades.

Esclarecimentos - A reunião foi muito proveitosa, pois permitiu o esclarecimento, aos representantes da Paranatec, sobre os aspectos legais que regulam o funcionamento das cooperativas e a possibilidade da Ocepar e do Sescoop Paraná darem apoio para que as cooperativas funcionem adequadamente. Foi proposto, inclusive, o ensino do Cooperativismo aos alunos dos colégios agrícolas, o que facilitará a adesão de estudantes às cooperativas escolas. O convênio que deverá ser assinado entre as duas instituições prevê o apoio do Sistema Ocepar.

Apoio do Sistema Ocepar - A Ocepar e o Sescoop darão todo o apoio para que as cooperativas interessadas voltem a funcionar adequadamente, inclusive fornecendo as informações necessárias para a montagem da grade curricular sobre Cooperativismo. Dois programas desenvolvidos entre cooperativas paranaenses deverão ser implementados nas cooperativas escolas. O primeiro é o Ocepar Campo, um software voltado para administração rural, importante instrumento de gerenciamento das atividades agropecuárias. O segundo é o Cooperjovem, implantado nos Estados através do Sescoop, que visa o ensino sistemático do Cooperativismo.

Conhecimento do Cooperativismo - A Ocepar considera muito importante aproveitar a oportunidade oferecida pelos colégios agrícolas para disseminar a doutrina e a prática cooperativista. Como os colégios agrícolas formam aproximadamente 1.500 profissionais da área agropecuária por ano, muitos dos quais atuarão nas cooperativas ou em empresas e instituições que se relacionam com as cooperativas, o conhecimento do correto funcionamento da filosofia poderá ser um diferencial para obtenção do emprego. Além disso, esses profissionais, se tiverem uma formação mais sólida sobre o funcionamento das cooperativas, poderão contribuir para que a sociedade não tenha informações distorcidas sobre o Cooperativismo, um movimento responsável por cerca de 55% do valor da produção agropecuária do Paraná e geração de milhares de empregos e impostos.

Conteúdos Relacionados