PRÊMIO OCEPAR: Jornal do Povo vence na categoria mídia impressa

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Uma reportagem sobre a inclusão financeira de trabalhadores de cana do noroeste do Paraná, de autoria do jornalista Rogério Recco, da Flamma Comunicação Empresarial de Maringá, foi a vencedora do Prêmio Ocepar de Jornalismo 2011, modalidade mídia impressa. Em segundo ficou a Revista "A Aldeia", de Cascavel e, em terceiro, o jornal Folha de Londrina.  A matéria, publicada na edição de 9 de julho no Jornal do Povo de Maringá, concorreu com trabalhos de 38 jornais e revistas do Paraná. A premiação aconteceu na noite de quinta-feira (28/07) na sede da Ocepar em Curitiba, com presença do governador Beto Richa, vários secretários de Estado, dirigentes da entidade e de dezenas de cooperativas. Foi a sétima conquista do Prêmio Ocepar pela Flamma Comunicação, fundada em 1994. A empresa, que inclui em seu portfólio clientes como Cocamar, Sicredi, Alcopar, Viapar e outras, tem o cooperativismo e o agronegócio entre suas especialidades.

Iniciativa inédita - A reportagem mostrou o sucesso do inédito trabalho de intercooperação realizado entre a cooperativa Coopcana de Paraíso do Norte e a Sicredi União. Ambas viabilizaram o pagamento de salários de 2,5 mil cortadores de cana pelo sistema financeiro, abrindo contas-correntes na cooperativa de crédito e disponibilizando cartões de crédito a cada trabalhador. A incerteza inicial com a aplicação dessa medida, que substituiu cheques produzidos em formulários contínuos, deu lugar à satisfação dos cortadores, que se sentiram valorizados. Eles aprenderam logo a lidar com caixas eletrônicos, deixando assim de tentar trocar os cheques no comércio, como faziam antes. Como resultado dessa novidade, o comércio de Paraíso do Norte registrou um aumento de vendas de 70%, uma vez que a Sicredi disponibilizou máquinas para o uso de cartões em praticamente todos os estabelecimentos comerciais. A facilidade faz com que os cortadores prefiram fazer suas compras na cidade.

 

Saudação - Durante a premiação, o governador Beto Richa saudou os jornalistas - vencedores nas categorias mídia impressa, telejornalismo, rádio e mídia cooperativa, além de destaque especial para matérias dos rádios crédito e saúde. "Os profissionais de comunicação contribuem para a valorização do agronegócio e das ações cooperativistas", afirmou o governador, que destacou a premiação como uma das mais importantes do segmento no país. Para o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, "o Prêmio é relevante porque ajuda a fortalecer ainda mais a imagem do cooperativismo paranaense". O tema deste ano foi a evolução econômica e social do cooperativismo paranaense em quatro décadas.  (Flamma Comunicação)

{gallery}noticias/2011/Agosto/3/20118314518/{/gallery}

Conteúdos Relacionados