PREÇO REFERÊNCIA PARA O LEITE
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Cooperativas e indústrias de lacticínios do Paraná podem iniciar a implantação do preço de referência antecipado do leite para os produtores a partir de junho. A proposta foi defendida por representantes da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) na reunião da CPI do Leite realizada na Assembléia Legislativa. O gerente Técnico e Econômico Nelson Costa disse que a medida pode ser implantada como um projeto-piloto. ''Nada nos impede de iniciar isso imediatamente'', afirmou. O preço de referência para os pequenos produtores de leite é uma reivindicação antiga. De acordo com o relator da CPI do Leite, deputado estadual César Silvestri (PPS), até o final do ano passado os produtores recebiam R$ 0,18 por litro de leite, o que corresponde a cerca de um terço do preço cobrado do consumidor.
Pagamento em 45 dias - Além deste problema, o parlamentar mencionou que os produtores entregam o produto nas cooperativas ou nas indústrias, não sabem quanto vão receber e o valor devido é pago somente cerca de 45 dias depois. A idéia, adiantou Silvestri, é que a indústria estipule um preço de referência a cada dois meses. "Este procedimento deve equilibrar o mercado interno e externo, bem como o custo dos insumos, que pode ter acompanhamento da Secretaria da Agricultura, sindicatos do setor e da própria Assembléia", acredita. Uma nova reunião para entre as comissões do Sindicato da Indústria do Leite do Paraná (Sindileite) e da Federação dos Agricultores do Estado do Paraná (Faep). A reunião será no dia 29 de maio.
Investigar denúncias - Os deputados da CPI do Leite do Paraná vão pedir para que o Ministério Público, a Receita Federal e a Receita Estadual investiguem as denúncias de apropriação indevida de crédito do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Há indícios de que grandes redes de supermercados do Estado estariam superfaturando o preço do leite na venda ao consumidor. As indústrias de laticínios estariam emitindo notas de venda do preço do litro do leite com valores 20% acima das vendas reais. ''Os supermercados compram com nota e ICMS de um valor e pagam 20% a menos pelos descontos que eles obrigam as indústrias a concederem. Parece-nos uma transferência indevida de tributo'', declarou o presidente da CPI do Leite, Orlando Pessuti. (Fonte: Folha de Londrina e Correio do Povo).