PRÉ-ASSEMBLEIAS I: Laranjeiras do Sul recebe 60 cooperativistas do Sudoeste do PR na reunião de prestação de contas do Sistema Ocepar
- Artigos em destaque na home: Nenhum
As cooperativas Coprossel e Sicredi Grandes Lagos PR/SP, anfitriãs da segunda reunião pré-assembleia do Sistema Ocepar, receberam, na manhã desta quarta-feira (15/03), as 60 lideranças cooperativistas da região Sudoeste do Paraná, que se deslocaram até Laranjeiras do Sul para acompanhar o evento. Os participantes são de 15 cooperativas dos ramos agro, crédito e transporte, entre os quais 13 presidentes. Todos foram recepcionados com um café colonial organizado pelas mulheres cooperadas da Coprossel, do Núcleo Feminino, utilizando um dos itens produzidos pela cooperativa, a farinha de trigo Trigosel.
Abertura - O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, abriu os trabalhos, ressaltando a importância desses eventos para aprovar a prestação de contas da entidade e estabelecer as diretrizes que devem ser seguidas em prol do desenvolvimento do cooperativismo paranaense, a partir do levantamento das demandas e do debate de outros temas de interesse do setor. Também participaram da abertura, o coordenador e o vice-coordenador do Núcleo Sudoeste, Clemente Renosto e Julinho Tonus, respectivamente, e o presidente da Camisc e do Sincoopar Sudoeste, Nelson de Bortoli. Impedida de estar presente à pré-assembleia do Sistema Ocepar, devido a outros compromissos em Brasília, a superintendente do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Tânia Zanella, gravou uma mensagem em vídeo aos participantes da reunião.
Cooperativas anfitriãs - As apresentações sobre as cooperativas anfitriãs foram feitas pelos presidentes da Coprossel, Paulo Pinto, e Orlando Muffato, da Sicredi Grandes Lagos PR/SP. “Para nós, é uma satisfação muito grande recebermos as demais cooperativas aqui do Sudoeste e os profissionais da Ocepar. É uma forma de termos conhecimento sobre os números do cooperativismo, as tendências e dificuldades. Também podemos sugerir e dar nossa opinião, para que possamos melhorar cada vez mais as nossas atividades. A Ocepar tem como objetivo sempre estar muito à frente em termos de planejamento. E essas informações que ela nos traz são muito úteis para que nós possamos alinhar o nosso plano de ação”, disse Paulo Pinto.
Sistema Ocepar - A programação conta ainda com as participações do gerente de Desenvolvimento Técnico da Ocepar, Flávio Turra, do gerente sindical da Fecoopar, Anderson Lechechem, e do superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, que estão discorrendo sobre as ações das três casas que integram o Sistema: Ocepar, Fecoopar e Sescoop/PR, respectivamente. Já a coordenadora de Gestão Estratégica, Ana Lúcia Gonçalves, está mostrando os resultados da pesquisa de efetividade realizada junto às cooperativas filiadas. Também estão presentes nas pré-assembleias o contador da Fecoopar, Carlos Gonçalves, e o coordenador de Comunicação Social Samuel Milléo Filho.
Agenda - Ao todo, o Sistema Ocepar está realizando quatro reuniões pré-assembleias nesta semana. A agenda teve início na terça-feira (14/03), por Palotina, com representantes do Oeste do Estado. Nesta quinta-feira (16/03), o Hotel Buganville, em Castro, será o local dos debates com as lideranças do Centro-Sul, tendo como anfitriãs a Castrolanda, Unicastro e Eletrorural. A rodada encerra na sexta-feira (17/03), na Associação Cocamar, em Maringá, com o encontro das cooperativas do Norte e Noroeste, que terá como anfitriãs a Cocamar e Sicredi Dexis PR/SP. Os eventos são preparatórios para Assembleia Geral Ordinária do Sistema Ocepar, programada para 3 de abril.
Informações - Mais informações com Neuza Oliveira e Daniele Luana (