PR COOPERATIVO: Revista do Sistema Ocepar destaca missão comercial do Paraná no Japão e Coreia do Sul

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

 

destaque pr cooperativo 03 05 23A edição 208 da Revista Paraná Cooperativo destaca a missão comercial paranaense que visitou o Japão e a Coreia do Sul. Liderada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, a viagem teve como meta expandir as exportações do estado aos dois maiores mercados do leste asiático, em especial nos segmentos de carnes suína e bovina. A missão foi organizada pela Invest Paraná, agência de captação de negócios, vinculada à Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, e pelo deputado federal Luiz Nishimori. O superintendente do Sistema Ocepar, Robson Mafioletti, e o superintendente da Divisão Comercial da Frimesa Cooperativa Central, Mauro Strey Kramer, representaram o cooperativismo na comitiva que visitou a Ásia, entre os dias 4 e 12 de março.

 

Comitiva - “Foi uma missão bastante profícua, que colocou o Paraná no radar dos mercados japonês e coreano para ampliação da venda dos nossos produtos”, avaliou o governador Carlos Massa Ratinho Junior. Fizeram parte da comitiva, o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, e o secretário de Planejamento, Guto Silva. Representaram a Invest Paraná o presidente, Eduardo Bekin, e o diretor de Relações Internacionais e Institucionais, Giancarlo Rocco. Pela Nova Ferroeste, participaram o coordenador do Plano Estadual Ferroviário, Luís Henrique Fagundes. Entre os representantes do setor produtivo que acompanharam a agenda estiveram o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Carlos Valter Martins Pedro, e a gerente de Relações Governamentais do Sistema Fiep, Letícia Yumi. Outro parlamentar participante foi o deputado estadual Marcel Micheletto.

 

Destravar amarras - Na opinião do superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti, a missão organizada pelo Governo Estadual foi um grande passo para destravar amarras sanitárias. “O Paraná obteve da OIE (Organização Mundial da Saúde Animal) status de estado livre de febre aftosa sem vacinação em maio de 2021. A doença é bovina, mas as restrições atingiam o mercado de carne suína também. Portanto, precisamos dessas tratativas com os compradores internacionais e governos, para liberar as exportações ao Japão e Coreia. Ambos são países com grande mercado consumidor, abrangendo mais de 170 milhões de habitantes, com economias consolidadas, alto nível de renda e que consomem alimentos de qualidade. Ou seja, é uma demanda que o Paraná, por ter boa condição sanitária e produção em larga escala, consegue suprir”, argumenta.

 

Exportações - Dos 212 países para os quais o Paraná exportou em 2022, Japão e Coreia do Sul ficaram entre os 12 maiores compradores. De acordo com dados levantados pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), a Coreia do Sul foi o 8º país que mais adquiriu produtos do Estado em 2022, totalizando US$ 601,5 milhões. O Japão ocupou a 12ª colocação, movimentando US$ 545,3 milhões na compra de produtos paranaenses. Os dois países ainda não compram carnes suína e bovina paranaense.

 

Entrevista - A secretária da Mulher e Igualdade Racial do Paraná, Leandre Dal Ponte concedeu entrevista à revista e falou de suas prioridades à frente da pasta. Reeleita deputada federal pela terceira vez, ela decidiu aceitar o convite do governador Ratinho Junior para assumir a Secretaria, uma ferramenta inédita que o Estado passou a ter para tratar de uma temática importante e urgente. “Com conhecimento e voz ativa, as mulheres têm mais condições de conquistar autonomia e se emancipar de uma forma plena”, afirmou.

 

Saiba mais - Nesta edição, o leitor poderá saber como foram as pré-assembleias do Sistema Ocepar, realizadas em Palotina, Laranjeiras do Sul, Castro e Maringá, e reuniu mais de 340 cooperativistas. Reportagem mostra como foi o Eleva, em Brasília, que teve a presença de 300 colaboradores de organizações estaduais do cooperativismo. Também informações sobre a nova turma de mestrado em gestão de cooperativas, a celebração do Dia da Mulher, Conexão Frencoop e matérias sobre o ramo saúde e crédito.

 

Clique aqui e confira na íntegra a edição 208 da revista Paraná Cooperativo

 

Conteúdos Relacionados